A décima segunda edição do Microsoft CEO Summit juntou mais de uma centena de presidentes e directores das mais influentes empresas mundiais de tecnologia no campus da empresa de Redmond, para a discussão e debate das tendências políticas, sociais, económicas e tecnológicas que influenciam os mercados mundiais. A conferência foi inaugurada por Bill Gates e contemplou uma demonstração do conceito Touch Wall, pelo próprio fundador da Microsoft.

O Touch Wall, desenvolvido pelos laboratórios Microsoft Research & Office, é a aplicação vertical do protótipo Surface, apresentado em Maio do ano passado na conferência D5, como montra para as mais recentes tecnologias da Microsoft, incluindo a aplicação de um interface multi-toque directamente num ecrã e suportando o reconhecimento de objectos. O Surface está previsto para ser comercializado junto de empresas na área da prestação de serviços, ainda durante 2008, estando já a operadora móvel americana AT&T a utilizar alguns modelos nas suas lojas.

O Touch Wall aplica o conceito de interface multi-toque a uma superfície vertical, à semelhança de um quadro branco, permitindo preencher um espaço útil significativamente maior que o Surface. O interface multi-toque permite a manipulação de imagens, documentos e páginas da web, com gestos e movimentos intuitivos.

O hardware integra lasers e sensores infravermelhos para reconhecimento de toques múltiplos no ecrã. O software controlador do Touch Wall, denominado Plex, integra o hardware com um interface especialmente concebido para ser utilizado com o mais natural dispositivo apontador ao alcance da técnica: os dedos.

Veja no TeK o vídeo da apresentação de Bill Gates

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.