Esta terça-feira, a Blue Origin realizou com sucesso o voo número 29 do veículo suborbital New Shepard, marcando a 14.ª missão dedicada a cargas úteis. O lançamento ocorreu às 16h00 de Lisboa, a partir do Launch Site One, no Texas. Durante o voo, as 30 cargas úteis a bordo experimentaram aproximadamente dois minutos de gravidade simulada da Lua, um feito inédito que representa um marco significativo no desenvolvimento de tecnologias espaciais.
A simulação da gravidade lunar foi possível graças ao sistema de controlo de reação (RCS) da cápsula da tripulação, que atingiu uma rotação de cerca de 11 revoluções por minuto. Esta taxa de rotação recria um sexto da gravidade terrestre, permitindo condições únicas para testar tecnologias relacionadas com a exploração lunar, explica a Blue Origin.
Clique nas imagens para mais detalhe
Entre as cargas úteis estavam experiências da NASA, de instituições de investigação e de empresas comerciais. As tecnologias testadas abrangem áreas como utilização de recursos in-situ, redução de poeira lunar, sistemas de habitação avançados, sensores, instrumentação, pequenos satélites e sistemas de entrada, descida e aterragem. Destaque também para quatro projetos da Honeybee Robotics, para investigar formas de perfuração, escavação e processamento do rególito lunar.
O voo atingiu uma altitude máxima de 105 quilómetros acima do nível do mar, tanto para o reforço quanto para a cápsula, com a missão a durar exatamente 10 minutos e seis segundos.
Veja o vídeo do momento do lançamento
Além das cargas científicas, a missão transportou milhares de postais como parte do programa Postcards to Space, da organização sem fins lucrativos Club for the Future. Os postais, que serão devolvidos aos seus criadores com a marca “Flown to Space”, visam inspirar jovens a seguir carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM).
Com a quele que foi o 29.º voo da New Shepard, a Blue Origin ultrapassou as 175 cargas úteis comerciais transportadas, reforçando o compromisso em reduzir custos e acelerar a exploração lunar. “A capacidade da New Shepard oferecer um ambiente de gravidade lunar é extremamente valiosa, permitindo aos investigadores testarem tecnologias espaciais a uma fração do custo e acelerar o desenvolvimento”, referiu Phil Joyce, Vice-Presidente Sénior do programa New Shepard.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Gaia da ESA termina com chave de ouro e um mapa estelar deslumbrante -
App do dia
Wuthering Waves apresenta um mundo aberto e mecânicas semelhantes a Genshin Impact -
Site do dia
Descubra quem é no Instagram num roast personalizado para “picar” mas fazer rir -
How to TEK
Como configurar as definições SOS de emergência no iPhone
Comentários