O número de vagas disponivilizado pelas instituições públicas de ensino superior é de 50.668, às quais se juntam mais 660 vagas para ingresso em cursos em que a candidatura é realizada através de concursos locais, organizados pelas instituições. Na prática os alunos que já terminaram com sucesso os exames da primeira fase vão ter acesso a mais uma centena e meia de vagas para ingressar no ensino superior do que aconteceu em 2015.

É o primeiro aumento nos últimos quatro anos, depois de o número de vagas ter atingido o máximo de 53.500 disponibilizadas nas várias instituições de ensino.

[caption][/caption]

Ao todo são 1060 pares de instituições/cursos a que os alunos se podem candidatar já a partir de amanhã através da plataforma eletrónica no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), no concurso que termina a 10 de agosto e para a qual precisam de uma senha.

Numa análise aos números de vagas disponibilizadas verifica-se o domínio do ensino universitário, com 55,9% das vagas (num total de 28.310), enquanto o ensino politécnico tem 44,1% da oferta, com 22.378 vagas. Mas mais uma vez há um domínio dos cursos de Engenharia e técnicos, com 17,7% das vagas, num total de 9.083, enquanto as Ciências Empresariais representam 14,7%, e 7.557 vagas, seguindo-se a Saúde com 6.716 vagas, 13,1% do total da oferta.

 

A proporção é semelhante à já registada em 2015, e embora as áreas técnicas e de engenharia continuem a ser apontadas como as opções com maior taxa de empregabilidade, e profissões de futuro, o certo é que no ano passado muitas vagas ficaram por preencher na primeira e mesmo na segunda fase.

A Direção-Geral do Ensino Superior tem online o Guia de Candidatura ao Ensino Superior onde os alunos podem ter acesso à informação sobre os cursos disponíveis e as condições de candidatura.

Há também informação relevante a consultar no site Infocurso, com dados sobre o perfil dos alunos que frequentam os vários cursos e taxa de empregabilidade.

A partir desta sexta feira, dia 22 de julho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai atualizar as estatísticas de evolução das candidaturas ao concurso nacional de acesso através do site da DGES.

Os resultados da primeira fase de candidaturas são conhecidos a 12 de setembro, mas há ainda lugar à segunda e terceira fase, com as vagas que ficaram por preencher. 

 

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.