A Canon tinha guardado para hoje a divulgação dos principais "segredos" sobre as novas máquinas, alguns dos quais já tinham sido alvo de vários rumores online e de divulgação noutros mercados. Numa sessão reservada a alguns jornalistas portugueses e espanhóis, Angel Martinez Sanchez, da Canon Iberia, já tinha aberto o jogo, garantindo que esta é " a apresentação mais importante dos últimos anos da Canon". "Estas câmaras são ´game changers´na fotografia", afirmou.

As Canon EOS R5 e a EOS R6 são duas câmaras mirrorless full frame que vêm completar um portfólio alargado que a Canon tem vindo a desenvolver, com "uma máquina para cada tipo de utilizador". Mais profissional, a EOS R5 é a primeira mirrorless full frame a gravar internamente em RAW de 8K, conseguindo até 29.97fps, fazendo igualmente vídeo 4K até 120p, mas a EOS R6 apresenta um excelente compromisso para quem quer evoluir, com imagens de 20,1 megapixels a 20fps, captura de vídeo 4K de até 60p e Full HD até 120p.

As duas câmaras partilham muita da tecnologia que a Canon tem desenvolvido nesta área, com o processador DIGIC X. o sensor CMOS e obturador eletrónico em silêncio total, com exposição automática (AE) e focagem automática (AF). A velocidade de obturação, com uma primeira cortina mecânica e eletrónica de disparo contínuo de alta velocidade, e a estabilização de imagem incorporada de 5 eixos é um dos elementos diferenciadores, dispensando em muitos casos a utilização de gimbals e garantindo maior liberdade de movimentos na captura de vídeo sem perder qualidade.

Canon EOS R5 ainda é uma câmara fotográfica mas abraça por completo a indústria de vídeo
Canon EOS R5 ainda é uma câmara fotográfica mas abraça por completo a indústria de vídeo
Ver artigo

A Canon garante que a tecnologia de estabilização foi pensada para trabalhar em colaboração com o sistema IS das objetivas RF, corrigindo a orientação e a direção, assim como os movimentos X-Y e de rotação. "Este inteligente sistema de estabilização consegue uma incrível correção até 8 passos – a melhor estabilização de imagem do mundo– permitindo novos níveis de criatividade ao fotografar com a câmara na mão e velocidades de obturação lentas, ou ao filmar sem um tripé", indica a empresa.

A inteligência artificial, com tecnologia de deep learning, também é utilizada para deteção de rostos e olhos das pessoas e animais focados, garantindo que se mantêm nítidas mesmo em caso de movimento. Angel Martinez Sanchez mostrou alguns exemplos e indica que também as fotograias de pássaros, cães e gatos beneficiam desta tecnologia. "A EOS R5 e EOS R6 mantêm a focagem e deteção de alta precisão, independentemente da dimensão, postura, orientação ou direção da face do fotografado, ajudando os utilizadores a captar imagens com confiança, mesmo com os motivos mais imprevisíveis", refere a Canon.

A nivel de conetividade a EOS R5 suporta Wi-Fi 5GHz mas ambas têm garantia de ligação Bluetooth e Wi-Fi para partilha de dados, com ligação optimizada a à plataforma de cloud da Canon.

Com as novas EOS a Canon lança também três novos acessórios, uma bateria de maior capacidade, um punho de bateria que aumenta o tempo de utilização das câmaras e um transmissor Wi-Fi e antenas MIMO 2x2 para transmissão de maior amplitude.

A EOS R5 chega às lojas no final de julho e a EOS R6 só em Agosto. Os preços base das máquinas são de 4.699 e 2.849 euros, respetivamente, mas há pacotes combinados com lentes que podem ser considerados, nomeadamente para a EOS R6 com a RF24-105, que tem um custo de 3.249 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.