Scott Antaya, vice-presidente da Canon USA, foi o anfitrião de mais uma conferência digital, realizada sem público, devido à pandemia da COVID-19. Entre os novos produtos, a empresa avançou com mais detalhes sobre a Canon EOS R5, um modelo que a empresa revelou em fevereiro. Uma das novidades da sua câmara profissional mirrorless full frame é a capacidade de gravar vídeo a 8K, um compromisso que a empresa se compromete para se manter entre a vanguarda das câmaras de filmar.

Tendo como base o sistema EOS R, a Canon revela que a nova versão grava imagens em RAW interno de 8K até 29,97 FPS, salientando a sua utilização em produções ao mais alto nível. A empresa garante que esta câmara tem características vistas em equipamentos cinematográficos de topo, mas a um preço de uma mirrorless.

Em alternativa pode registar vídeo com qualidade 4K até 119,88 FPS, assim como debitar imagens em 4K a 59,94 FPS via HDMI. Todos os modos de vídeo, resoluções e taxas de fotogramas beneficiam da tecnologia AF Dual Pixel. A máquina tem ainda uma ranhura de cartões duplo: 1 CFexpress e 1 SD UHS-II.

Segundo Richard Shepherd, Product marketing senior manager da Canon, “esta câmara vai oferecer capacidades de gravação de vídeo nunca vistas em qualquer outra câmara mirrorless. Com a sua capacidade de gravação em formatos e codecs dentro dos padrões da indústria cinematográfica, a EOS R5 é a câmara principal ideal para muitas produções, mas, graças à sua compatibilidade com fluxos de trabalho de cinema, também gravará com facilidade nas produções mais sofisticadas.” Outra das novidades da câmara é a capacidade de reconhecimento das faces de animais de companhia, como os cães.

A câmara apresenta um obturador mecânico de 12 fps e um eletrónico de 20 fps, o que a fabricante refere como ideal para qualquer tipo de fotógrafos, sejam aqueles que registam casamentos ou que fotografem a vida selvagem. De salientar ainda que a nova EOS R5 é compatível com todas as objetivas EF da Canon já colocadas no mercado, assim como as RF-EF via adaptadores, à semelhança do modelo anterior. No entanto, apresentou também a nova objetiva RF 24-105mm. Durante 2020 vão ser lançadas no mercado mais nove objetivas.

Juntamente com a câmara, a Canon já tinha revelado um novo serviço de cloud, o image-canon, para que possa transferir as fotografias do equipamento, via wi-fi incorporado, automaticamente para a conta do utilizador. Depois pode editar online ou fazer a transferência para o computador pessoal, refere a empresa.

(em atualização)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.