A empresa israelita Cecilia.AI é responsável por um robot capaz de servir bebidas atrás de um balcão de um bar ou restaurante. Chama-se Cecilia e trata-se de um sistema automatizado, com capacidade de reconhecimento de voz e tecnologia de inteligência artificial. Segundo a empresa, este robot consegue conversar com os clientes, compreendendo os seus pedidos e fazer cocktails específicos, em tempo real.
Cada unidade deste robot “barwoman” interativo pode ser abastecido com até 70 litros de diferentes tipos de bebida, tendo a capacidade de servir 120 cocktails por hora, caso os clientes não a façam “perder tempo” com a conversa, é referido no seu website oficial. Tem a possibilidade de fazer centenas de misturas de cocktails e uma “infinidade” de possibilidades de personalização, lê-se no seu cartão de visita.
Veja na galeria imagens da Cecilia
E pelo facto de ser gerido por IA, a empresa utiliza literalmente as suas características como promoção, referindo que as bebidas são misturadas com inteligência. O certo é que Cecilia apresenta um catálogo de bebidas assentes na mistura de ingredientes medidos com maior precisão, baseado em receitas dos mais renomeados especialistas.
Este robot tem um aspeto de uma “slot machine”, com um ecrã onde é apresentada a barwoman virtual, que interage com o cliente. Os clientes podem aceder a um segundo visor tátil, onde é apresentado o catálogo das bebidas que podem ser selecionadas, ou simplesmente falar com o robot para obter com maior precisão aquilo que desejar. Os clientes podem pagar na própria máquina, através de cartão bancário ou pagamentos digitais com o smartphone. Segue-se o processo de mistura no interior da máquina, sendo servido o cocktail no respetivo copo.
No website da empresa é referido que o seu robot pode ser utilizado como ajudante dos empregados de balcão ou em locais como hotéis, aeroportos, lounges VIP, estádios e pavilhões, casinos, barcos de cruzeiro, escritórios e outros cenários semelhantes. “As pessoas pensam erradamente que sou um robot, mas sou mais faladora que a maioria dos robots que encontra. Eu falo, escuto e sou hilariante”, refere Cecilia na sua autoapresentação. A imagem da personagem pode ser caracterizada, de forma a adaptar-se às marcas e espaços, como por exemplo, a sua farda e respetivas cores. O sistema oferece ainda dados e estatísticas dos serviços prestados.
Na sua lista de clientes encontram-se empresas como a Microsoft, Cisco, KPMG, Eldan Productions, entre outras. Segundo a BBC, a empresa vende cada robot por 45 mil dólares, mas também tem uma modalidade de aluguer, por 2.000 dólares por mês. A empresa acredita que o seu sistema é diferenciador, numa aposta tecnológica para atrair clientes graças ao seu fator “wow”.
Esta mudança de substituição de robots por empregados de balcão é destacada com algumas vantagens. O preço do serviço é inferior aos ordenados pagos aos funcionários, até porque o robot consegue trabalhar 24/7 num lounge, quando seriam necessários três turnos diários na sua equivalência humana.
Além disso, é salientando a falta de pessoal especializado, sobretudo nos estabelecimentos noturnos. Muitos empresários queixam-se do investimento que fazem na formação dos empregados, correndo o risco destes abandonarem a empresa pouco depois. A rapidez com que se servem as bebidas e as medidas exatas dos ingredientes, evitando desperdícios, é outra vantagem que agrada aos empresários.
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