(Atuaizada) À porta do Meo Arena centenas de pessoas aguardavam desde cedo a abertura das portas enquanto dentro do espaço se ultimavam os últimos pormenores para os três dias de Codebits que retomam a tradição de reunir o melhor talento português – e muitas participações internacionais – na área das tecnologias da informação, design, jogos e robótica. E não só.

Ainda antes de das apresentações começarem oficialmente os participantes tiveram uma experiência de animação com um jogo programado pela Artica que gerou entusiasmo e disputa entre os “dois lados” da sala.

“Mais uma vez reunimos a data de tudo o que é digital e de programação em Portugal”. As primeiras palavras de Abílio Martins. administrador da PT foram aplaudidas, sobretudo pelas boas vindas deixadas aos participantes mas também pelo destaque ao projeto SAPO, que este ano assinala os 18 anos como projeto de Internet, e que se prepara para uma renovação.

Os números das últimas edições não deixam margem para dúvidas: já forma realizadas mais de 500 talks, foram apresentados 575 projetos, de mais de 5 mil participantes, e já foram apoiados mais de 50 projetos que nasceram no Codebits e que viram a luz do dia através dos laboratórios e os projetos de incubação, salientou Abílio Martins.

Este ano são apresentados no Codebits um total de 47 projetos que se fizeram muito por parcerias e que são sementes deixadas pelo SAPO para o crescimento da Internet em Portugal.

Celso Martinho, diretor técnico do SAPO, destacou algumas das áreas mais fortes do Codebits deste ano, na área do gaming, criptomedas e hardware português, mas lembrou aos participantes que um dos objetivos é que se envolvam nas várias iniciativas, assistam às talks e workshops e no concurso de programação. "Queremos que no fim do Codebits fiquem com uma vontade desmensurada de voltar a participar no próximo ano", sublinhou.

Um modelo bem afinado
O modelo do Codebits não difere dos anos anteriores: durante 3 dias o Meo Arena reúne cerca de 900 geeks convidados para ouvi e participar em Talks, Workshops, mas também nos muitos momentos de animação, networking, jogos e até experiências gastronómicas como os "famosos" Tacos Nucleares.

O concurso de programação de 24 horas continua a ser um dos pontos altos do evento, até porque muitos dos participantes “respiram” código e têm a ambição de desenvolver projetos que venham a ser implementados na “fábrica do SAPO” e consigam tornar-se um sucesso. Por isso há “trabalho de casa” feito previamente, e muitos dos participantes chegam ao espaço do Codebits já com ideias feitas e acessórios para as concretizar, até porque 24 horas é um tempo muitas vezes curto para concretizar projetos mais consistentes

Este ano uma das principais diferenças está na abertura de um espaço paralelo na Covilhã, o UCodebits, com a participação da Universidade da Covilhã e cerca de 120 alunos que têm a possibilidade de participar num concurso de programação, fazer workshops e de assistir a algumas das talks durante dois dias. A experiência poderá ser aprofundada nas próximas edições, como já prometeu Celso Martinho.

A competição na Covilhã vai selecionar os três melhores projetos que no sábado se reúnem aos selecionados em Lisboa para apresentar os seus projetos-

“Esta era uma vontade que já tínhamos há alguns anos, e que concretizámos pelo fortíssimo apoio que tivemos na Universidade da Covilhã e na Câmara Municipal.

Na galeria de fotos abaixo estão algumas das primeiras imagens da edição deste ano.

A equipa do TeK vai estar no Meo Arena durante os 3 dias e promete ir dando conta das novidades que por aqui vão passando.

Fátima Caçador< Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi atualizada a notícia com mais dados.