Óculos de realidade virtual? A Microsoft já disse que está a trabalhar na área, mas continua sem estar convencida de que esta é a altura ideal para avançar com o projeto. Entretanto a empresa apresenta o projeto RoomAlive que consegue transformar toda uma sala de estar ou quarto numa arena de jogo.



Na primeira versão do projeto - o IllumiRoom - a Microsoft utilizava projetores para ampliar a área de jogo além do que é visto no televisor. Nesta segunda versão a empresa foi ainda mais ambiciosa e decidiu transformar toda a área disponível em área jogável e com capacidades interativas.



A tecnológica de Redmond tem neste momento quatro formas de jogo diferentes e que podem ser vistas no seguinte vídeo:





A empresa usa projetores e sensores Kinect para mapear e recriar as animações, pelo que nem será preciso fazer um rearranjo do espaço de jogo. Através de software próprio será possível adaptar as condições de jogo aos elementos físicos que existem.



Ainda não é certo o que é que a Microsoft quer fazer com os projetos IllumiRoom e RoomAlive: se continuar a apostar apenas em investigação ou se vai transformar os conceitos num projeto comercializável.



O potencial é reconhecido – basta por exemplo imaginar jogar num first-person shooter tendo a sala de estar como ambiente de combate -, resta saber até que ponto é possível tornar o mesmo acessível à maior parte dos consumidores e quais as tipologias de jogo que serão possíveis aplicar ao mesmo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.