(Actualizada) A Nintendo acaba de apresentar na E3 a sua próxima geração de consolas, a Wii U, que será lançada só em 2012. Mas a empresa acabou por não mostrar a consola propriamente dita, focando a apresentação num inovador comando, que reúne características próprias de um tablet.

O dispositivo conta com um ecrã táctil de 6,2 polegadas, mas também controlos semelhantes aos que podem ser encontrados nas consolas portáteis da fabricante e ainda joysticks analógicos, câmara e um estilete.

O comando da Wii U pode ser ligado à consola para jogar - funcionando como comando ou segundo ecrã em simultâneo - ou usado de forma independente, como uma consola portátil ou um tablet. A empresa assegura também a possibilidade de transferir conteúdos directamente para a televisão, sem passar pela consola e de fazer video chat.

[caption]Wii U[/caption]

[caption]Wii U[/caption]

[caption]Wii U[/caption]

Para todas estas tarefas adicionais conta com vibração, acelerómetro, giroscópio, microfone e colunas e câmara frontal, que permite usar o aparelho para videoconferência.

[caption]Wii U[/caption]

A fabricante, que não classifica o equipamento como uma consola portátil, explica que procurou criar um dispositivo que criasse "uma forte ligação entre os jogos, a televisão e a Internet". Escusado será dizer que o comando Wii U também serve para navegação na Web.

Sem detalhar especificações ou agenda para lançamento, sabe-se apenas que a nova consola da Nintendo deverá ser lançado em 2012, a nível mundial, contando também com suporte à realidade aumentada - uma área em que a Sony aposta com a nova PS Vita.

[caption]Wii U[/caption]

Todo o show foi montado à volta do comando e a consola Wii U foi deixada em segundo plano, mesmo nas fotografias, mas já se sabe que o processador foi desenvolvido pela IBM e que - para além do novo controlador - suporta quatro Wii Remote (os comandos tradicionais) e os Nunchuk, assim como outros controladores clássicos e a Balance Board da Wii.

Se quiser pode ver os vídeos de demonstração da consola e entrevistas com as empresas de desenvolvimento de jogos aqui.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação e com a clarificação do papel do novo comando na estratégia da Nintendo.
A mudança de título da notícia - para clarificar o papel do comando apresentado - fez com que os comentários anteriormente colocados fossem automaticamente eliminados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.