O site MEO Beachcam foi criado em 1998 e a Altice explica que a iniciativa "foi pioneira na Europa na transmissão gratuita de imagens em tempo real e na prestação de serviços de informação sobre as praias do litoral português". O número de locais cobertos continua a crescer e abrande 100, de norte a sul do país, incluindo as da Região Autónoma da Madeira.

Com a ajuda das câmaras é possível verificar o estado do tempo e do mar, uma ajuda preciosa para os surfistas mas que também ganhou nova importância com as restrições de ocupação do espaço impostas pela pandemia de COVID-19. No site há informação, em tempo real, sobre a lotação das praias, através de bandeiras com as  legendas verde, amarela ou vermelha, para ocupação plena, um código de cores também usado pela app InfoPraia.

A Altice explica que esta informação da MEO Beachcam é medida com base na quantidade de acessos à rede móvel e traduzida em gráficos com estimativa da evolução horária da afluência.

O acesso às livecams é gratuito e está disponível na televisão, através da box MEO, em qualquer dispositivo móvel como o telemóvel ou tablet através da app mobile (iOS e Android), e online.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.