As regras desta segunda fase de desconfinamento foram hoje decididas em Conselho de Ministros, e o Primeiro Ministro, António Costa, detalhou uma série de medidas na conferência de imprensa que está a decorrer.

O acesso às praias foi um dos temas abordados, e o Primeiro Ministro disse que os portugueses devem instalar a app Info Praia, da Agência Portuguesa do Ambiente, onde podem verificar, através de um código de cores - verde, amarelo ou vermelho - se a praia onde se pretendem deslocar está livre, ocupada ou cheia. A mesma informação vai estar disponível no site da Agência Portuguesa do Ambiente na internet.

Os dados vão ser fornecidos pelos concessionários das praias e pelas bolas instaladas com o apoio da Fundação Vodafone, mas António Costa adiantou ainda que "estamos a trabalhar com as operadoras para sinalizar a ocupação, não pelo número de telemóveis ou utilizadores mas pela mancha de ocupação do território para organizar", referiu na conferência.

O estacionamento vai ser também sujeito a regras, e vai ser impedido estacionar os carros fora dos parques.

praia covid-19

Vigilância das praias em época balnear com COVID-19

E as praias vão ter mais vigilância? O Primeiro Ministro explica que as forças armadas e a marinha vão ser chamadas a reforçar a vigilância nas praias, até porque admite que as pessoas vão procurar as praias mais desertas, mas lembra que "todos temos de ser ficais de nós próprios".

"Não é possível ter um polícia ao pé de cada um de nós", explica, e defende que a praia tem de continuar a ser um lugar de acesso livre e "de lazer onde vamos para descansar e para estar descansados".

Mesmo assim alerta que será necessário ter o distanciamento social e manter as mesmas regras de higiene e etiqueta respiratória que são recomendados pela DGS.

A aplicação Info Praia da Agência Portuguesa do Ambiente e está disponível para smartphones e tablets, podendo ser descarregada gratuitamente da loja de aplicações da Apple para iPhone ou iPad, e da Google Play para equipamentos Android.

Até agora só dava informação sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras e de rio, mas passará a ter informação específica sobre ocupação para esta fase de desconfinamento.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação e imagens

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.