Quando a Harmonix lançou o primeiro Guitar Hero, oferecendo um periférico em forma de guitarra para interagir com as notas no ecrã, este desafio rítmico deu início a uma febre no mundo de gaming em formato dos jogos musicais. Foram lançadas dezenas de versões de Guitar Hero e Band Rock, entre outros títulos musicais, juntando-se instrumentos como guitarras, baterias e microfones para cantar.

Mas há muitos anos que este formato deixou de cativar os jogadores e as guitarras foram acumulando-se em casa. É nesse sentido que Fortnite, dentro dos fenómenos e tendências que já criou, está a dar vida a muitos destes instrumentos através do seu evento Festival. Este presta exatamente homenagem aos jogos rítmicos e são compatíveis com as famosas guitarras Fender Stratocaster de Rock Band 4, causando mesmo o disparo da sua venda no mercado de usados, mais de uma década do seu lançamento original.

Veja na galeria imagens do Fortnite Festival e da nova guitarra Riffmaster:

O potencial deste negócio causado pelo Fortnite Festival tem chamado a atenção das fabricantes de periféricos e há novas ofertas no mercado. Uma das propostas é o comando Riffmaster da PDP, uma guitarra com um design exclusivo, com versões para a Xbox e PlayStation, disponível em plataformas online, como a Amazon por um preço acima dos 150 euros.

A guitarra é oficialmente vendida como periférico para o Rock Band 4 e Fortnite Festival, com ligação sem fios e baixa latência, com uma autonomia de 36 horas. A PDP pensou em todos e um dos problemas dos periféricos originais é que eram concebidos sobretudo para destros, lançando este modelo para ambas as mãos.

Foram ainda adicionados alguns extras, tais como entrada jack 3,5 mm para ligar auscultadores e ainda um sistema de volume localizado no d-pad. A guitarra tem ainda um analógico no braço, mas não é explicado a sua funcionalidade prática, talvez para facilitar a deslocação da personagem ou a navegação pelos menus. E além dos cinco botões coloridos típicos, a guitarra replica em baixo esses mesmos botões para situações de solo.

De recordar que o Fortine Festival foi criado com o apoio da Harmonix, criadora de Guitar Hero e Rock Band, que agora pertence à Epic Games, daí as semelhanças com os jogos e compatibilidade co os instrumentos. Em Fortnite, os jogadores podem escolher entre o modo Jam e o formato ritmo clássico.