
Em menos de três minutos a astronauta italiana Samantha Cristoforetti responde a uma das questões que mais dúvidas suscita sobre a vida no espaço: como é a ida à casa de banho?
Como se pode ver no vídeo, os cheiros e os resíduos sólidos são sugados e armazenados num recipiente que tem de ser trocado em média de dez em dez dias, para uma tripulação de oito pessoas.
Quanto à urina, o processo é praticamente o mesmo. No entanto, ela é reciclada e transformada em água potável, através do Urine Processor Assembly Hardware Improvements Investigation (UPA) - um processo de destilação em vácuo que utiliza a centrifugação para compensar a falta de gravidade e, assim, ajudar a separar os líquidos e os gases.
Recentemente foi noticiado que Cristoforetti foi a primeira pessoa a beber uma chávena de café no espaço. Um projeto desenvolvido entre a NASA e as marcas italianas Lavazza e Argotec levou ao desenvolvimento da primeira máquina de café espacial, a ISSpresso.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Ajustar selfies, corrigir imagens e transformar fotos com o estilo Ghibli -
Site do dia
Comissão Europeia tem um guia online para quem quer navegar pelos mundos virtuais -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários