Agosto foi mais um mês de impressionantes paisagens espaciais. Ao longo das últimas semanas, fotografaram-se memoráveis imagens do cosmos, onde os mais diversos fenómenos se foram dando, quase como que posando para as lentes que lhes foram apontadas.

No dia 3 de agosto, a NASA deu montra a uma imagem de Dandan Huang, registada durante uma chuva de perseidas, ocorrida em 2018. A fotografia, captada na China, serviu para antecipar a chuva de 2021 que teve o seu pico de visibilidade na primeira metade do mês. O evento cósmico deu origem a outras imagens semelhantes, destacadas pelo Astronomy Picture of the Day, alguns dias depois.

A 10 de agosto, a agência espacial norte-americana mostrou-nos o aspecto do fogo na Estação Espacial Internacional, onde as chamas tomam a forma de uma esfera. O fenómeno dá-se por conta do ambiente microgravítico. No vácuuo do espaço, o fogo não deflagra por conta da ausência de oxigénio. Neste caso, as chamas estão a ser geradas numa estrutura experimental para combustões, instalada na EEI.

Estas e outras imagens podem ser descobertas na galeria abaixo. Entre perseidas, combustões e nebulosas, há 31 novos registos espaciais para apreciar.