Saiu dos WLabs, a incubadora de novos projetos inovadores da Whirpool e já teve uma “aparição” rodeada de entusiasmo na CES 2017 de Las Vegas, Estados Unidos, no início do ano.
Mais: a campanha de crowdfunding no Indiegogo levou o Zera Food Recycler mais longe do que se esperava: todas as 100 unidades iniciais do equipamento estão já reservadas desse agosto, a 1.119 dólares cada, e os testes finais estão a decorrer tendo como objetivo a entrega aos compradores assim que possível, pelo que é possível ver na respetiva página do Indiegogo.
E não haja dúvidas de que o Zera chegou para revolucionar o processo de compostagem como o conhecemos: basicamente, este reciclador é capaz de transformar restos de comida recolhidos ao longo de uma semana em fertilizante de produção caseira em apenas 24 horas, sendo possível depois utilizar essa substância em pequenas hortas e jardins.
Todo o processo pode agora acontecer dentro de casa, ao contrário da compostagem convencional, e com o apoio de uma app móvel instalada no smartphone.
O Zera Food Recycler combina no processo de compostagem oxigénio, humidade, calor e um aditivo especial para acelerar o processo de decomposição do lixo, que é vendido em packs em separado que dão pelo nome de Additive Packs (uma mistura de fibra de coco e bicarbonato de sódio).
App móvel para controlo à distância
A partir do smartphone ou do tablet, a app móvel vai permitir parar e colocar o Zera em funcionamento, emitindo notificações constante relativas ao processo e quando o mesmo estiver completo.
O motor tritura os desperdícios, enquanto um filtro HEPA à base de carbono filtra o ar necessário ao processo.
O painel de controlo integrado permite acompanhar a evolução do processo e emite um aviso ao fim de sete dias de acumulação de restos de comida, para que o utilizador dê início à compostagem, que demora cerca de 24 horas a ficar completa.
O design do Zera, perfeitamente à imagem de qualquer decoração de cozinha (como pode ver nas imagens da galeria acima), inclui uma bandeja de saída tipo balde que pode utilizar para levar o fertilizante resultante até onde quiser. O dispositivo pesa cerca de 53 kg, não sendo de todo portátil, e mede 27,9 x 55,8 x 86,3 cm.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários