A Western Digital aposta no conceito de cloud pessoal e anunciou uma nova gama de produtos, a WD My Cloud. Esta linha é composta por discos rígidos com ligações Ethernet de alta velocidade e que permitem o acesso aos dados armazenados a partir de qualquer ponto do mundo - desde que haja Internet.

O objetivo passa por centralizar todos os conteúdos multimédia de um utilizador ou de um grupo restrito - família por exemplo -, fazendo com que fotografias e vídeos estejam à distância de uma aplicação. Disponível para quase todos os sistemas operativos, de PC e mobile, a aplicação da Western Digital promete rapidez na transferência de conteúdos.

A entrada Ethernet de 1Gbps assegura a rápida transferência de conteúdos multimédia entre o disco rígido e a rede do local onde está instalado. A reprodução de vídeos por streaming também não é um problema, segundo a WD.

Outro dos objetivos da Western Digital é também atacar os serviços de cloud de grandes tecnológicas como o Google Drive, Dropbox e SkyDrive da Microsoft. Em comunicado a empresa especializada em unidades de armazenamento diz que com o My Cloud os internautas podem deixar de pagar serviços de armazenamento na nuvem com subscrições mensais ou anuais.

Os discos têm ainda uma ligação USB 3.0 que permitem ligar outras unidades de armazenamento, aumentando o volume total da cloud privada.

[caption]My Cloud[/caption]

A Portugal vão chegar durante o mês de outubro os modelos de 2TB e 3TB, que vão custar 149 e 179 euros respetivamente. Está ainda nos planos da tecnológica disponibilizar uma versão de 4TB que tem data de comercialização prevista para novembro, mas ainda não tem preço.

O conceito de cloud privada não é novo e já é explorado por outras empresas há algum tempo. Uma outra solução disponível para utilizadores privados e pequenas empresas é o Stor.e Cloud da Toshiba que começa nos 169 euros por 2TB.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com os preços dos equipamentos que tinham sido erradamente comunicados


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.