O mercado da educação é o alvo do novo netbook da Dell, o Latitude 2100, que foi ontem anunciado pela empresa. Não tem características tão adaptadas às crianças como o Magalhães ou outros modelos baseados no Classmate e no design da OLPC, sobretudo em termos de robustez mas mostra a aposta da marca norte-americana nesta área.

[caption]Dell Latitude 2100[/caption]

Disponível por 369 dólares, cerca de 270 euros, o portátil tem um design mais robusto e uma capa plática que está disponível em cinco cores. O ecrã tem 10,1 polegadas e existe a opção de touchscreen.

[caption]Dell Latitude 2100[/caption]

A capacidade de acesso à rede não foi esquecida, nem um acesório especial para as escolas, uma Mobile Computing Station que tem a capacidade de gerir até 24 netbooks e deverá estar à venda em breve nos Estados Unidos.

Um dado curioso é uma luz de actividade de rede que acede sempre que as crianças estejam a aceder à Internet, o que facilita a monitorização por parte dos professores e educadores.

O TeK não conseguiu ainda confirmar se a Dell vai comercializar este netbook em Portugal, mas pela informação no site o Latiotude 2100 estará disponível de forma generalizada.

Veja ainda o vídeo que a Dell preparou para demonstrar a utilização do netbook numa sala de aula.