Apesar de a realidade virtual ser hoje em dia sobretudo associada ao mundo dos videojogos, as empresas presentes no Digital Enterprise Show deste ano estão a mostrar que, no futuro, esta tecnologia vai permitir ir muito além dos jogos. A B-Scada e a Visuartech são duas das empresas presentes na feira que estão a provar exatamente isso.

Com recurso a uns HTC Vive, o stand criado pelas duas empresas foi desenhado para transportar os utilizadores para centrais de energia e estações de tratamento de águas.

Francisco García, diretor comercial da B-Scada para a EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e a América Latina, explicou que o objetivo desta tecnologia é “treinar profissionais para se tornarem mais eficientes no terreno”.

Com a demo que experimentámos fomos levados para uma ETAR. Ali, e com as indicações dos profissionais da B-Scada, foi possível compreender para que serviam os elementos que nos rodeavam e o que devia ser feito com eles em caso de reparação.

Numa aplicação real, esta ferramenta deverá ser utilizada na formação de técnicos e outros profissionais ligados a este ramo industrial. A imersão destes trabalhadores pretende tornar a sua “formação mais completa” e reduzir a probabilidade de errar em contextos reais.

Nos testes conduzidos durante a demonstração, Francisco García revelou que a “curva de aprendizagem se tornou mais acentuada” quando comparada com a dos trabalhadores formados sem recurso a esta tecnologia.

Outro software exibido pela empresa promove a intuitividade e disponibilidade dos dados, recorrendo à realidade aumentada. E aplicado ao mesmo contexto das estações de tratamento de águas, a empresa também apresentou uma solução tecnológica que consiste na instalação de pequenos sensores nas válvulas por onde circula a água.

Estes sensores deixam um código QR exposto que, quando examinado com a aplicação da empresa, revela vários dados sobre o estado do líquido que por ali circula, como temperatura, velocidade e pressão por exemplo. Apesar de a demonstração feita ter como pano de fundo o tratamento de águas, estes sensores podem ser aplicados noutros contextos.