Existe uma grande diferença entre a forma como os músculos da nossa cabeça e pescoço reagem à forma como utilizamos um tablet. E descobrir a melhor maneira de usar o equipamento que tem em casa pode revelar-se uma ajuda preciosa.

Quando se senta no sofá, de iPad no colo, a ver o que os seus amigos dizem do último link que publicou no Facebook ou a fazer pesquisas para o trabalho, tem mais riscos de acabar com dores do que quando recorre a uma mesa para apoiar o equipamento e ver um filme.

As conclusões são de um estudo levado a cabo na Harvard School of Public Health, em Boston, onde 15 utilizadores habituais de tablets foram munidos de dois modelos diferentes e convidados a desempenhar, em quatro posições diferentes, uma série de tarefas para as quais este tipo de dispositivos costuma ser usado. A saber: navegar na Web, ler, jogar, consultar e responder a emails e ver filmes.

As posturas foram escolhidas com base em estudos de usabilidade anteriormente realizados, detalham os investigadores, e são ilustradas abaixo.

[caption][/caption]

Na primeira, o utilizador encontra-se sentado no sofá, segurando apenas o tablet nas mãos, sem qualquer apoio de capas ou suportes. Na segunda, encontra-se ainda sentado no sofá, mas conta com uma capa que apoia o tablet. As outras duas posições, implicam a utilização de uma mesa ou secretária, em frente à qual o utilizador se senta e que este usa para sustentar o tablet. Num dos casos usa uma capa e no outro um suporte normalmente indicado para o visionamento de filmes.

[caption][/caption]

Os especialistas constataram que a última será a preferível, pois revelou ser a que obriga o utilizador a fazer uma menor flexão da cabeça e do pescoço. Concluíram também que o Tablet 1 obrigava a maior flexão quando utilizado na companhia das capas.

[caption][/caption]

Nas três primeiras posições, os músculos da cabeça e pescoço são obrigados a níveis de flexão bastante grandes, que se encontram 15º a 25º acima dos valores normalmente associados a uma posição neutra, lê-se no relatório.

Qual a postura que costuma adotar durante a utilização do tablet? Está disposto a mudar ou adquirir um suporte deste género para assegurar um uso com menos mazelas?

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.