A beleza do espaço não tira férias e, em dezembro, voltámos a ser prendados com algumas das mais belas paisagens espaciais. Entre nébulas e galáxias inteiras, ficou apenas a faltar o trenó do Pai Natal que, pelos vistos, não foi avistado pelos habituais mirones do cosmos.

A expressão chama-lhe grande vazio, mas o universo continua a provar que a mesma não deve ser levada à letra. No último mês de 2018, a NASA, e os fotógrafos mais atentos, registaram ocorrências que escapam à maioria das vistas, como halos solares, cometas, meteoros e perspetivas priveligiadas estreladas por planetas. Houve ainda espaço para destacar ciência, como a fotografia de Kristina Makeeva, que no dia 18 de dezembro chegou à página principal do Astronomic Picture of the Day com uma imagem onde figuram milhares de bolhas de metano congeladas, no Lago Baikal, Rússia.

Como é hábito, o projeto destacou ainda alguns vídeos, onde os fenómenos podem ser vistos em movimento. No dia 3 de dezembro, por exemplo, fez página o vídeo registado pelo Goddard's Space Flight Center, onde é possível observar uma reprodução gráfica da colisão entre dois buracos negros.

3 de dezembro de 2018

Créditos: NASA's Goddard Space Flight Center; In the Hall of the Mountain King by Edvard Grieg

8 de dezembro de 2018

Créditos: Brian Haidet

23 de dezembro de 2018

Créditos: Ernie Wright; (USRA); C Major Prelude by Johann Sebastian Bach

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.