Os estúdios de animação criam cada vez mais os seus personagens recorrendo a imagens geradas a computador conferindo-lhes diferentes modos de andar, o que lhes concede uma personalidade mais acentuada. Agora, os mesmos movimentos vão poder ser transformados num robot andante.

Os engenheiros da Disney Research e os do Robotics Institute da Carnegie Mellon Univerdity, nos Estados Unidos, desenvolveram um robot bípede que anda e se move como se fosse um boneco animado em três dimensões.

O coautor da pesquisa, Katsu Yamane afirmou que os investigadores focaram-se no andar do robot porque “andar é onde a física importa mais. Se conseguirmos encontrar uma maneira de fazer a parte de baixo do trabalho, nós podemos usar o mesmo processo para a parte superior do corpo”, como citado no Slashgear.

Recriar o andar das personagens não foi uma tarefa fácil. Dos vários obstáculos apresentados, o constrangimento físico das pernas robóticas foi um deles. A equipa teve de criar as pernas de modo a que combinassem com o modo específico de andar da personagem em questão.

“Desenvolver robots que encarnam personagens de animação no mundo real é altamente procurado na indústria do entretenimento porque tais robots permitiriam que as pessoas interagissem fisicamente com os personagens que apenas viram em filmes ou na televisão”, pode-se ler no estudo da Disney Research.

Esta tecnologia pode ser aplicada de diversas maneiras. Pense em todos os brinquedos que a Disney já alguma vez vendeu. Imagine agora se eles conseguissem criar uma versão robótica interativa que fosse capaz de fazer o mesmo que o personagem nos filmes. Já se imaginou a marchar ao lado dos seus sete anões? Ou a confraternizar com uma réplica do macaco do Aladdin? Uma autêntica mina de dinheiro para a empresa.

A não esquecer que a Disney é atual detentora dos direitos de Star Wars. Com a nova leva de personagens derivadas do novo filme da saga, o Despertar da Força, a empresa pode estar a preparar o mercado para algo mais admirável que os novos droides da saga.