Limpar a casa é uma tarefa obrigatória, mas não propriamente agradável nem simples. Para aspirar bem todas as superfícies há que afastar móveis, chegar aos pontos onde muitas vezes se esconde a sujidade e fazer malabarismos para limpar janelas, cortinados e ventiladores. Os aspiradores tradicionais não facilitam o trabalho e têm ainda a desvantagem de continuar a espalhar pó que se acumula dos sacos, por muito que os filtros sejam limpos e renovados.

Estas são preocupações com que os engenheiros da Dyson trabalham todos os dias, e que se refletem na investigação feita na empresa criada em 1993 por James Dyson, no Reino Unido.

"Na Dyson levamos o trabalho para casa. Literalmente. E isso permitiu perceber que fazia sentido desenvolver um aspirador mais leve, flexível e que chegasse a todos os cantos e espaços, para uma limpeza diária rápida", explicou ao SAPO TEK Ketan Patel, o design engineer que está há 11 anos na Dyson e que esteve por detrás do desenvolvimento do novo Omni-glide.

O novo aspirador dá continuidade aos objetivos traçados pelo fundador, de ter aspiradores sem saco, que garantam maior higiene dos espaços e do ar, e que depois evoluíram para retirar os fios e garantir a facilidade de manutenção, sem necessidade de compra de peças adicionais ou recurso aos serviços de apoio técnico da Dyson.

O Dyson Omni-glide tira partido da tecnologia já desenvolvida pela empresa em termos de motor de aspiração, filtragem e limpeza rápida do depósito, mas acrescenta uma nova cabeça de limpeza omnidirecional que foi desenhada para deslizar em todas as direções, para a frente, para trás e para os lados, com um tubo articulado que permite colocar o aspirador na posição horizontal e limpar por baixo dos espaços mais estreitos, como sofás ou móveis.

Clique nas imagens para ver os detalhes

A Dyson já tem uma série de aspiradores sem fios mais potentes, como o Dyson V11 que o SAPO TEK já testou e o novo Dyson V15, que chegou recentemente ao mercado português,  mas o Omni-glide enquadra-se numa categoria intermédia, para quem quer fazer uma limpeza rápida, no dia a dia, ou tem um apartamento pequeno.

Por isso o aspirador é mais leve, tem uma pega que pode ser passada facilmente de mão para mão. O motor Hyperdymium mantém o poder de sucção, funcionando a 105.000 rpm e o sistema de filtragem de cinco camadas capta 99,97% de partículas tão pequenas como 0,3 mícrones, expelindo ar mais limpo.

A escova foi concebida para apanhar o pó mais fino, em chãos duros, e os rolamentos foram integrados dentro da cabeça das escovas de limpeza, que são feitas em material macio mas têm uma camada adicional para eliminar a eletricidade estática que agarra o pó ao chão.

Dyson omni-glide
créditos: Dyson

Para limpeza de outras áreas o Omni-glide traz vários acessórios, que permitem aspirar os estofos do carro, ou retirar os pelos dos animais de estimação das almofadas e sofás.

A bateria é amovível, c pode ser carregada de forma independente, uma vantagem adicional sublinhada por Ketan Patel. O engenheiro explicou ainda que os testes feitos pela Dyson permitem garantir uma duração de dois anos em condições extremas de temperaturas elevadas e com utilização diária, três vezes ao dia, o que permite extrapolar para uma vida mais longa em condições normais.

O Dyson Omni-glide já está disponível no site da empresa e nas lojas de demonstração e custa 399 euros.

Água e pó: dois elementos que a Dyson não quer combinar

E porque não faz a Dyson um equipamento que também lave o chão? Ketan Patel descarta rapidamente a possibilidade, afirmando que a água e o pó não combinam bem e que juntar as duas coisas é uma fórmula para o aparecimento de bactérias e bolor.

Há ainda o problema dos tapetes e carpetes, que podem ser danificadas com o uso de água, porque vão demorar mais a secar. "Isso poderia trazer muitos problemas", explica.

A Dyson lançou também em julho o Dyson V15 Detect, um aspirador que permite identificar, medir e contar as partículas de pó microscópicas através de um laser verde integrado na escova.  O motor Dyson Hyperdymium gera até 240 watts de potência de aspiração e tem um um sistema de filtragem de cinco camadas que capta 99,99% das partículas do pó até 0,3 mícrones.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.