Como já se sabia, o Model 3 está à venda por preços a partir dos 35 mil dólares (perto de 31 mil euros) e garante uma autonomia para 346 quilómetros. Tem cinco lugares, é mais espaçoso que um carro do mesmo género alimentado a combustíveis fosséis, garante a Tesla, explicando que a ausência do motor de combustão é o que permite outras opções de design.

O novo modelo - que pode ser encomendado nas lojas ou partir do site oficial - integra o sistema de condução semiautomático da marca e tem capacidades de carregamento rápido, um atributo que diminui o tempo necessário para o processo de carregamento.

As primeiras unidades serão entregues aos compradores no início do próximo ano, se as previsões da marca estiverem certas, algo que nem sempre se tem verificado.  

As previsões da marca apontam para uma produção anual de 500 mil unidades do veículo, quando a linha de montagem estiver a trabalhar a todo o gás.

No ano passado a Tesla vendeu 50.580 carros elétricos, a maior parte das unidades foram do Model S, que se converteu no veículo elétrico mais vendido em todo o mundo, um titulo que pertencia ao Nissan Leaf.

 É uma fila para comprar um iPhone? Não é para comprar um gadget maior

[caption][/caption] 

As pré-reservas do Tesla Model 3 começaram esta quinta-feira e durante todo o dia circularam notícias que davam conta das filas à porta das lojas da marca para reservar uma unidade. A fotografia que pode ver em cima é apenas uma das muitas divulgadas em sites norte-americanos. À noite soube-se que a marca neste primeiro dia conseguiu 115 mil reservas.

Quem as fez teve de deixar um depósito de mil dólares por um carro sobre o qual não se sabia nada, nem sequer o aspeto. Só num evento ao final do dia é que o presidente da empresa, Elon Musk, revelou os primeiros detalhes e mostrou o aspeto do carro.