Já existem lâmpadas inteligentes, mas além de serem pouco acessíveis no preço – uma Philips Hue custa quase 60 euros por exemplo – são verdadeiras bombas relógio, prontas a fundir, como qualquer outra lâmpada. Talvez a solução passe não por criar lâmpadas inteligentes, mas um encaixe que torne as lâmpadas inteligentes, pensaram os fundadores da emberlight.



O projeto que está a fazer campanha no Indiegogo, e já conseguiu ultrapassar os 50 mil dólares inicialmente pedidos, tem a vantagem de ser compatível com quase todos os tipos de lâmpadas.



Apesar de também não ser barato – com os mesmos 60 euros garante apenas dois adaptadores – pelo menos permite superar facilmente os casos em que as lâmpadas fundem.



Mas o que torna o emberlight num projeto tão interessante para atrair o dinheiro de completos desconhecidos? O conceito acaba por replicar um pouco o sonho da iluminação automática e inteligente, e sempre controlável.

Através da comunicação Bluetooth com o telemóvel as lâmpadas sabem quando o utilizar está a chegar ou a afastar-se de uma divisão, podendo ligar e desligar a luz consoante o caso. As lâmpadas também sabem quando é que o utilizador está a chegar perto de casa e a iluminação do alpendre, por exemplo, acende-se.



Através do smartphone é ainda possível controlar a intensidades das lâmpadas e desligar as mesmas caso tenha saído de casa com elas acesas. Através de configurações próprias é ainda possível sincronizar “perfis” de iluminação com determinados horários, por exemplo, quando o despertador tocar a lâmpada acende automaticamente e mantém um baixo brilho.



Para que a experiência de utilização seja plena vai precisar mais do que dois adaptadores inteligentes para lâmpadas e no caso da comparação com as Philips Hue, terá que manter-se colado sempre à mesma cor de lâmpada.



Mas caso tenham ficado interessados podem sempre passar pela campanha de financiamento colaborativo e ajudar o projeto. Ainda têm um mês para o fazer.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.