O vídeo foi preparado pela Agência Espacial Europeia, que compilou imagens em alta resolução daquele que é o maior desfiladeiro de Marte: Hebes Chasma, a zona mais a norte dos Valles Marineris.



As imagens usadas para a montagem foram reveladas pela primeira vez em 2008, depois de recolhidas pela Mars Express e são agora recuperadas pela agência, neste vídeo com uma duração de quase cinco minutos.



O desfiladeiro integra os Valles Marines que tem cerca de 3.000 quilómetros de comprimento e 600 quilómetros de largura, sendo o maior desfiladeiro do sistema solar. Em profundidade chega a atingir mais de oito quilómetros, de acordo com informação publicada no site da Nasa.



Em comparação, o Grand Canyon no Arizona, Estados Unidos, tem 800 quilómetros de comprimento por 30 de largura e uma profundidade de 1,8 quilómetros.



O vídeo permite sobrevoar o vale e ter uma noção das diferenças no relevo e nas tonalidades e uma vista geral de uma zona do planeta vermelho cuja formação ainda não está completamente explicada pela ciência.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.