O satélite Eutelsat Quantum vai ser lançado no próximo dia 27 de julho, a bordo de um foguetão Ariane 5, a partir da base espacial europeia de Kourou, na Guiana Francesa, segundo o anunciado esta terça-feira pela Agência Espacial Europeia (ESA).

O Quantum é apresentado como um satélite comercial “completamente flexível” pela sua capacidade de ser reprogramável após o seu lançamento. Vai poder responder a diferentes propósitos durante sua vida útil prevista de 15 anos, disponibilizando dados, comunicações e entretenimento “a pedido”.

De acordo com o explicado pela ESA, o satélite possui um software de parametrização que lhe permite adaptar-se às necessidades dos clientes “em qualquer momento e em qualquer lugar”, em termos de capacidade, cobertura e largura de banda.

É capaz, por exemplo, de otimizar os seus recursos para fornecer telecomunicações a uma determinada região do mundo, aumentar a disponibilização de dados quando a procura aumenta ou facultar facilmente informação a passageiros a bordo de aviões ou navios em movimento.

Com 3,5 toneladas de peso, o Quantum foi desenvolvido numa parceria entre a ESA e a Eutelsat, iniciada em 2015, e construído pela Airbus Defence System, tendo a britânica Surrey Satellite Technology como fornecedora de plataforma. Vai ser colocado na órbita geoestacionária, a cerca de 35 mil quilómetros da Terra.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.