Se a seleção nacional de futebol é, amiúde, encarada como um ícone da Nação, também a Cambada deveria ter direito à sua quota-parte de fama e adeptos. A equipa da Universidade de Aveiro é uma das que tem levado mais longe o nome de Portugal no mundo do futebol… robótico.

Competindo na liga de robôs médios, voltou este ano a classificar-se na terceira posição do pódio para a sua categoria no campeonato mundial de robótica, o RoboCup, em que participam mais de duas dezenas de países.

Esta é a terceira vez que a Cambada - nome que deriva da sigla para Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture - traz a medalha de bronze para território nacional, depois de em 2008 se ter mesmo sagrado campeã mundial de robôs médios. No campeonato nacional é primeira classificada há cinco anos.

Oficialmente criada em Outubro de 2003, o grupo composto por alunos, professores e investigadores da Universidade de Aveiro e do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática da cidade, estreou-se neste tipo de competições em 2004, marcando presença tanto no campeonato nacional (Robótica), como no RoboCup.

A equipa de robôs integra até seis máquinas, que não podem medir mais de 50 centímetros de diâmetro nem pesar mais de 40 quilos. Os robôs são totalmente autónomos e tomam todas as decisões do jogo com base nas informações que são recolhidas pelo seu sistema sensorial e processadas pelo computador acoplado.

[caption]Cambada[/caption]




Especial 16º aniversário SAPO: No 16º aniversário do SAPO os parabéns são para quem faz o futuro acontecer. Nas próximas semanas vamos destacar algumas das empresas, pessoas e projetos das áreas de Tecnologias e Ciência que souberam com o seu talento, criatividade e empreendedorismo destacar o que de melhor se faz em Portugal. Acompanhe as histórias e envie também as suas sugestões para o email geral@tek.sapo.pt. [caption]Nome imagem[/caption]



Veja também o Mural que o SAPO está a construir com a colaboração da redação e de vários parceiros.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.