Muitos CDs e cartões de memória depois, as velhinhas disquetes já só representam lixo eletrónico ou peças de coleção para a maioria das pessoas. Mas ainda há quem, com ajuda da criatividade, lhes consiga dar um uso completamente diferente.
O polaco Paweł Zadrożniak optou por esta última abordagem e deu uma nova vida a 64 disquetes e respetivos leitores. Juntou-lhes a companhia de oito discos rígidos, de dois scanners e criou uma das orquestras mais nerds de sempre: o Floppotron.
[caption]
[/caption]
O aparelho fez a sua primeira aparição há uma semana, no canal de YouTube de Zadrożniak e, depois de nos presentear com recitais de Smells Like Teen Spirit (Smells Like Nerd Spirit, na verdade) dos Nirvana e o tema principal de Hawaii Five-O, o Floppotron deu as boas vindas ao inverno de Westeros com uma versão da música de abertura de Guerra dos Tronos.
"Como é que funciona? O princípio é simples. Todo o dispositivo com um motor elétrico é capaz de produzir um som. Scanners e leitores de disquetes utilizam motores de passo [...] que geram sons que variam consoante a velocidade de leitura. Quanto mais alta a frequência, mais alto o tom", explica o polaco.
A cover de Guerra dos Tronos foi carregada esta quarta-feira e será, certamente, um pulinho até Paweł Zadrożniak chegar às ruelas de Porto Real como trovador.
Em destaque
-
Multimédia
Como seria o clássico de Agatha Christie “Death on the Nile” se tivesse lugar nos anos 1970? -
App do dia
Pileometer transforma caixas de LEGO esquecidas em coleções organizadas e prontas a usar -
Site do dia
Transforme os seus projetos com um toque mágico no editor Leonardo AI baseado em inteligência artificial -
How to TEK
Modo Copilot para o Edge é a reinvenção do browser da Microsoft para a era da inteligência artificial. Como é que funciona?
Comentários