As técnicas de impressão 3D continuam a evoluir e a surpreender o mundo da construção civil por serem cada vez mais complexas e com maior escala. Esta casa de dois andares está a ser impressa a 3D em Houston, no Texas, e terá 1.220 metros quadrados. Acredita-se que esta seja uma das maiores construções feitas em impressão 3D nos Estados Unidos e já existem diversas casas espalhadas pelo mundo que surpreendem pela rapidez de impressão, baixos custos e por serem mais amigas do meio ambiente.
Segundo refere a Reuters, a impressora 3D do estúdio de design Hannah, responsável pela empreitada, tem um peso de 12 toneladas e lentamente está a produzir a casa. Estima-se que a casa deverá demorar um total de 330 horas a imprimir (quase 14 dias seguidos), segundo o arquiteto Leslie Lok, cofundador da empresa e responsável pelo seu design.
Veja na galeria imagens da impressão da casa em 3D:
“É possível encontrar diversos edifícios impressos em 3D nos diversos Estados. Mas uma das coisas que são necessárias para imprimir um segundo andar é a máquina”, refere o arquiteto, apontando ainda outros desafios a nível estrutural e logístico. A casa é composta por três quartos com acabamentos em madeira. E já tem dona, mas a família preferiu manter-se anónima.
Apesar da “rapidez” como que a casa está a ser impressa, este projeto demorou cerca de dois anos a completar, envolvendo a empresas responsável pela ideia, a Hannah, juntamente com a Peri 3D Construction e a Cive, uma empresa de engenharia de construção. As empresas esperam que as técnicas inovadoras que estão a ser utilizadas possam ajudar no futuro a criar habitações rapidamente e mais baratas para as famílias.
Considerando as condições de meteorologia agressivas em muitas zonas dos Estados Unidos, esta impressão em cimento é apontada como capaz de aguentar furacões, tempestades pesadas e outras catástrofes naturais. Outra vantagem apontada é que a impressora também faz o trabalho pesado, sendo necessários menos trabalhadores de construção no local das obras.
Mas por outro lado, este é um novo paradigma para as empresas de construção que ainda estão a aprender com os projetos. Apesar do comento ser um material antigo e conhecido, utilizá-lo em impressão 3D é algo novo. “Na construção tradicional sabemos as regras, as propriedades dos materiais e o seu comportamento. Aqui tudo é novidade”, destaca o líder do projeto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários