A SpaceX conseguiu hoje enviar para o Espaço o primeiro foguetão privado com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) - que vai reabastecer com quase 500 quilos de mantimentos -, num contexto de cortes orçamentais da Agência Espacial Americana (NASA).

Depois de falhada a primeira tentativa, que estava agendada para este fim de semana, o lançamento foi levado a cabo com sucesso pelas 8h44 de Lisboa (3h44 na Flórida), com o momento a ficar registado num vídeo da NASA, transmitido pela CNN - e que reproduzimos abaixo.

O foguetão Falcon 9 foi lançado a partir da plataforma na Flórida (EUA) e dez minutos depois a cápsula Dragon separou-se do resto do foguetão e atingiu a órbitra da Terra, devendo chegar à Estação Espacial Internacional na próxima sexta-feira. A ancoragem será feita com o braço robótico da ISS, controlado por dois dos seis astronautas a bordo da Estação.

[caption]foguetão Falcon 9[/caption]

[caption]foguetão Falcon 9[/caption]

[caption]capsula Dragon[/caption]

O lançamento reveste-se de especial importância por dar início àquilo que se espera ser uma nova era de voos espaciais comerciais, orientados para o lucro. A SpaceX - Space Exploration Technologies Corp estreia-se aqui substituindo-se numa tarefa até à data assegurada apenas pelos governos.

A NASA espera que com o interesse de privados tarefas como o envio de mantimentos, materiais, equipamentos e até membros da tripulação - que, desde a reforma dos vai-vens da NASA, no verão de 2011, estão a ser assegurados por foguetões russos - possam passar a ser asseguradas por empresas especializadas, como a SpaceX.

Segundo disse à Associated Press fonte da companhia, "em menos de três ou quatro anos", esta deverá estar em condições para começar a enviar astronautas norte-americanos ao Espaço, a partir dos Estados Unidos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.