A Estação Espacial Internacional (ISS) comemora hoje, 20 de novembro, 15 anos de vida depois de no mesmo dia de 1998 um foguetão russo ter levado até ao espaço o primeiro módulo da estrutura. Além de pioneiro, a ISS representa também o esforço conjunto que várias nações têm desenvolvido para controlarem o espaço e para melhor conhecerem outras perspetivas da Terra.

A agência espacial norte-americana (NASA), a europeia (ESA), a russa (Roscosmos), a canadiana (CSA) e a japonesa (JAXA) trabalham constantemente para que a Estação Espacial Internacional possa continuar a ser um campo de testes e de descobertas científicas. A ISS também o campo de estudo para o comportamento de elementos físicos - como os líquidos - fora da Terra e em ambiente sem gravidade.

Fica uma fotogaleria, de imagens que estão disponíveis no site da ESA, da ISS.

Um dos maiores contributos que o projeto tem dado é ao nível dos efeitos que uma prolongada estadia no espaço tem sobre o corpo humano. Os primeiros astronautas chegaram a 2 de novembro do ano 2000. Desde então a ISS teve sempre uma presença humana. As descobertas na Estação Espacial Internacional vão ser fundamentais para a realização de expedições espaciais tripuladas no futuro.

Atualmente a estação espacial tem o tamanho de um campo de futebol e alberga três laboratórios, um observatório e até um ginásio, para que os astronautas não venham a ter problemas físicos quando regressam à Terra.

Outro momento que vale a pena recuperar neste aniversário da ISS é a fotografia que foi tirada à cidade de Lisboa por um dos astronautas em missão na estação:
[caption]Lisboa ISS

[/caption]
A agência espacial europeia está a convidar todos os internautas a deixarem o seu contributo à ISS e ao seu aniversário através do uso da hashtag #ISS15 nas redes sociais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.