
O Astronomy Picture of the Day começou o ano com mais uma galeria repleta de nebulosas, cometas e estrelas. O projeto da NASA, que dura desde 2015, destaca, todos os dias, uma nova imagem do cosmos.
Em janeiro, foram mais 31, as imagens destacadas, com a série a começar com uma lua cheia, feita de fragmentos de outras imagens captadas ao longo de 2021. O projeto astrofotográfico, da autoria de Soumyadeep Mukherjee, tem o objetivo de nos dar a conhecer o nome das luas cheias que se avistam ao longo do ano, bem como a distância a que o satélite natural se encontra da Terra, de acordo com o mês em questão.
No dia 12 de janeiro, a agência espacial norte-americana destacou uma imagem do cometa Leonard, captada desde a Austrália. A fotografia deixa brilhar uma cauda violeta, composta por gás ionizado, que traça o caminho do astro, empurrado a alta velocidade por ventos solares.
Mais terrestre é a perspectiva de Alan Dyer, destacada no dia 16. A fotografia do canadiano evidencia uma nuvem de formação peculiar, apelidade de cumulonimbus. As condições climatéricas pintaram-na num efeito gradiente, que vai do rosa ao escuro púrpura, assinalando uma passagem entre a tarde soalheira da ponta próxima e a chuva que brotava da ponta oposta.
Estas e outras imagens fazem parte da mais recente coleção do APOD. Na galeria abaixo, pode ficar a conhecer todas as fotografias destacadas durante o mês de janeiro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários