
A Disney Research, a divisão de investigação da gigante da animação, divulgou um vídeo de interação com um robô humanoide com características muito realísticas. Trata-se de um busto que pode servir para a empresa aperfeiçoar as animações dos seus filmes, destacando-se os movimentos faciais muito próximos de um humano, desde o pestanejar, como os olhares que lança e outros tiques que acontecem durante uma conversa normal entre duas pessoas.
Mas o mais “assustador” são os olhares “acutilantes” de algumas interações, como se o mesmo fosse levantar-se para bater no humano à sua frente. “Apresentamos uma arquitetura geral que procura não só criar interações de olhar de um ponto de vista tecnológico, mas também através da lente das animações da personagem, em que a fidelidade e credibilidade dos movimentos são soberanos. Procuramos criar uma interação que demonstre a ilusão de vida.
O sistema completo da Disney, explicado no estudo, descreve como os robots compreendem as pessoas no ambiente, identificando-as baseado em ações salientadas. Estes depois selecionam o comportamento de olhar apropriado, executando-o em movimentos fieis, respondendo ao estímulo. Para tal, os engenheiros da empresa utilizam mecanismos para imitar comportamentos motores e a atenção semelhantes aos sistemas biológicos dos humanos.

A arquitetura permite ao robot responder com movimentos subtis, recriando movimentos complexos de interação realística. O resultado deste sistema é uma interação entre humano e robot, numa experiência de comportamentos mais humanizados no seu olhar.
Veja o vídeo exemplificativo do comportamento do robot.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários