Tal como prometido ontem, a Nike apresentou os seus novos ténis de basquetebol que apertam automaticamente, através de uma aplicação de smartphone. Trata-se do modelo Adapt BB, e apesar da coincidência dos 30 anos dos míticos Nike Mag, do filme Regresso ao Futuro II, a fabricante de calçado desportivo investiu mesmo para colocar a tecnologia ao serviço do desporto de alta competição.

Tal como referido anteriormente, o Adapt BB é controlado pela aplicação de smartphone para ajustar o seu aperto nos pés (FitAdapt). A Nike completa as informações referindo que é possível personalizar as cores dos LED, ao gosto dos utilizadores. Lembrando que os ténis se destinam aos jogadores profissionais de basquetebol, acima de tudo, a marca destaca que durante uma partida os pés dos atletas podem inchar até quase meio número, o que pode afetar o seu nível de conforto e performance no campo. A nova solução da Nike promete ultrapassar esse desconforto.

A Nike escolheu o basquetebol como a primeira modalidade a receber a tecnologia FitAdapt devido ao tempo que os jogadores perdem a ajustar constantemente os atacadores durante as partidas. Os utilizadores podem ajustar o aperto manualmente através de botões físicos colocados nos ténis, mas fora das partidas podem simplesmente utilizar o smartphone, que comunica via wireless com o calçado. Para as partidas, os jogadores podem definir diferentes parâmetros, mediante as situações distintas.

Como foi explicado ao Engadget, os ténis têm um motor no interior que trabalha com sensores, que se ajusta de acordo a manter os pés bem encaixados no calçado. O sistema de aperto pode criar 32 libras de força, a mesma energia necessária para puxar uma corda de um paraquedas, mantendo-se firme em qualquer movimento dos atletas.

É explicado que os ténis suportam atualizações de firmware, abrindo caminho para melhorias da tecnologia e a introdução de novas funcionalidades no futuro. Por exemplo, a Nike refere que já se encontra a trabalhar numa atualização para oferecer aos jogadores diferentes parâmetros de aperto durante o aquecimento.

Se deseja colocar as mãos, ou melhor, os pés, num par de Nike Adapt BB, o preço ronda os 350 dólares metade do preço dos modelos iniciais, como o HyperAdapt, lançado há dois anos, por 720 dólares. Os ténis serão lançados no início de fevereiro, e não se preocupem os amantes de outras modalidades: A Nike está apenas a “aquecer”…

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.