A Google não deixa de inovar e desta vez quis levar os seus utilizadores um pouco mais longe. Saindo do planeta Terra, podemos encontrar a Estação Espacial Internacional e a Google oferece agora a todos a oportunidade de conhecerem o seu interior.

Recorrendo à tecnologia do Google Street View, a empresa convida os seus utilizadores a celebrarem o 10º aniversário desta tecnologia usufruindo de uma visita pelos 15 módulos e os veículos SpaceX Dragon e Orbitl Cygnus, em 360º.

Esta é a primeira coleção do Street Views que conta com anotações, funcionalidade essa que se encontrava disponível apenas para museus que fizessem parte do Google Arts & Culture.

Estação Espacial Internacional completou 100.000 órbitas em torno da Terra
Estação Espacial Internacional completou 100.000 órbitas em torno da Terra
Ver artigo

O astronauta reponsável pelas fotografias, Thomas Pesquet, relatou a experiência através de um texto onde indicou que "nos seis meses que passei na Estação Espacial Internacional foi difícil encontrar as palavras certas ou a fotografia certa que descrevesse, de forma precisa, a sensação de estar no espaço".

"Nesta missão captaram-se também as primeiras imagens para o Street View capturadas fora da Terra e as primeiras anotações - pequenas e úteis notas que surgem à medida que as pessoas vão explorando a ISS – foram acrescentadas também às imagens recolhidas", lê-se no texto do astronauta.

À medida que a visita decorre, vão surgindo diversas anotações com informação sobre os locais onde os astronautas aproveitam para fazerem ginástica, onde comem e onde são realizadas algumas experiências científicas.

Este é o primeiro vídeo panorâmico da Terra vista do espaço
Este é o primeiro vídeo panorâmico da Terra vista do espaço
Ver artigo

A própria NASA tem já várias ferramentas para "levar" os fãs para mais perto da Estação Espacial, algumas das quais permitem explorar o interior e as várias experiências da EEI. E tem estendido esse conceito a outros espaços das suas instalações em Terra.

Apesar de ter uma visão de 360º da estação, não foi possível fotografar diretamente nestes moldes, pelo que Thomas teve de utilizar métodos diferentes daqueles que normalmente os utilizadores fazem. "A equipa do Street View trabalhou com a NASA no Johnson Space Center em Houston, Texas, e no Marshall Space Flight Center em Huntsville, Alabama, para se criar um método para a captação de imagens em ambiente sem gravidade e através de câmaras DSLR e de equipamento disponível na ISS. Depois recolhi então as imagens, posteriormente enviadas para a Terra onde foram “coladas” para criar imagens panorâmicas a 360º da ISS", explicou o astronauta.

Pode aceder diretamente à estação e começar a sua visita ao espaço através deste link.