Os pilotos virtuais e fãs da Fórmula 1 já podem começar a acelerar os seus motores, porque o novo F1 23 chega ao PC e consolas no final da semana. As novidades são muitas, além das melhorias do motor do jogo, física e comportamento dos veículos. E claro, toda a atualização das licenças da FIA para os automóveis da temporada 2022 e 2023 foram prometidas pelo estúdio Codemasters, responsável pela produção.

O principal ponto de interesse do jogo é o modo narrativa Braking Point 2, onde não vão faltar as sequências narrativas repletas de drama e muita ação no asfalto. O jogador encarna Aiden Jackson, uma jovem promessa em início de carreira que terá como rival o antagonista Devon Butler, embora sejam companheiros de equipa da Konnersport Racing Team, a mais recente scudaria a entrar para a grelha da Fórmula 1. A Codemasters promete novas personagens, desafios de corridas, onde não vão faltar reviravoltas e surpresas na narrativa ao longo da campanha.

Veja na galeria imagens de F1 2023:

O estúdio de desenvolvimento refere que utilizou o feedback de uma equipa real de Fórmula1, relativo à física e controlo dos veículos, de formar a tornar a experiência no jogo mais realista, seja ao volante ou num comando das consolas. Pretende-se uma maior tração quando se trava, acelera ou nas mudanças de direção nas curvas apertadas. E um maior equilíbrio entre a aerodinâmica e a aderência dos pneus promete um maior realismo de condução.

Outra novidade pretende-se com corridas com 35% da sua distância, uma decisão baseada no feedback da comunidade, de forma a oferecer o meio-termo entre opções de desafios curtos e longos. A Codemasters pretende ainda oferecer visuais com iluminação semelhante aos que são utilizados em séries televisivas e filmes, através de um novo sistema de codificação de cores.

Além do modo narrativo, o jogo oferece um novo hub mais acessível onde agrega diferentes modos de jogo, a solo, como multijogador. Pode aceder às corridas do formato Grand Prix, tentar bater os melhores tempos em Time Trial ou competir com outros jogadores online.

Outro aspeto pedido pelos fãs da modalidade é a introdução das bandeiras vermelhas, indicando aos pilotos quando existem condições na pista perigosas, tais como acidentes e colisões, veículos que encostam em posições que podem causar confusão e até situações de chuva extrema. O jogo vai monitorizar em tempo real estes parâmetros ativando as red flags aos restantes pilotos sempre que necessário, um aspeto que se espera ser importante sobretudo nas corridas online.

No volante, F1 23 promete desafiar os jogadores a controlar uma das máquinas oficiais dos grandes circuitos e testar os novos sistemas de aceleração e travagem. As curvas apertadas podem ser um grande desafio de encontrar o ponto exato entre a travagem e aceleração para não ser projetado contra as proteções laterais. Mas a promessa do estúdio é que o sistema seja mais intuitivo, como se o jogador estivesse de facto ao volante do carro, num modelo mais previsível de condução pela experiência, pelo menos da condução de um automóvel real.

De salientar a banda sonora de F1 23, que pode ser acedida através de uma playlist oficial no Spotify, onde estão listados nomes como Skrillex ft. Noisa, Josh Pan e Dylan Bradley, The Chemical Brothers, Tiësto x Tate McRae, Wet Leg e Romy e Fred Again. A EA reuniu 35 artistas de 16 países, numa lista variada e cheia de ritmo.

F1 23 chega estas semanas às lojas em versões PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.