
O Ampere é o primeiro ferry-boat totalmente elétrico a ser produzido na Noruega e um dos primeiros em todo o mundo. O barco está a ser testado pela primeira vez com uma tripulação, em cenários reais de utilização, e os números obtidos nos primeiros meses de funcionamento superam as expectativas das empresas responsáveis (Norled AS, Fjellstrand Shipyard, Siemens AS e Corvus Energy).
De acordo com o grupo, o veículo tem um registo de emissões 95% inferior ao de um navio tradicional, e os custos de operação foram reduzidos em 80%. O impressionante cartão de visita está a atrair clientes.
O Ampere foi colocado no mar em maio de 2015, com o objetivo de reduzir as emissões de NO (óxido nítrico), NO2 (dióxido de nitrogénio) e de CO2 (dióxido de carbono), tal como a poluição sonora, que afeta todas as formas de vida marinha.
A Siemens AS e a Corvus Energy são as empresas responsáveis pelo desenvolvimento da bateria do Ampere, que tem 1MWh de capacidade.

Para além deste ferry-boat, existe já outro modelo em funcionamento, o Elektra, que fez a sua viagem inaugural no verão de 2017.
O sucesso deste projeto já valeu a encomenda de mais 53 navios às empresas.
Este é apenas mais um meio de transporte que se está a adaptar à tendência de transformação elétrica. Como sublinha a imprensa internacional, os navios são veículos com um grande potencial para a integração destes sistemas, uma vez que o tempo que passam atracados nos portos, permite carregamentos longos e frequentes.
Para além deste modelo, existem outros navios em processo de conversão. Este outono, por exemplo, uma empresa chinesa vai lançar um cargueiro com uma bateria de 2.4 MWh.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Peugeot renova o 308: novo rosto, mais tecnologia e autonomia elétrica reforçada -
App do dia
Silver and Blood: Histórias de vampiros num jogo de estratégia tático por turnos -
Site do dia
Guia para professores pretende desenvolver competências para combater extremismo violento -
How to TEK
Explore o seu passado digital: 5 truques eficazes do Google Fotos para “viajar no tempo”
Comentários