O mercado dos jogos online continua a sofrer modificações, surgindo novos formatos de jogo e propostas de rentabilização. Os jogos MOBA, batalhas em arenas ou battle royales continuam a ser populares, alimentados por sistema de monetização “game as a service”, onde as microtransações e os passes de temporada são as principais fontes de rendimento.
Os modelos baseados em subscrições mensais dos clássicos MMO são vistos como algo datados, mas os jogos firmados no mercado, como World of Warcraft e Final Fantasy XIV parecem imunes e lançam novas expansões este verão.
A Square Enix lançou recentemente Dawntrail, a nova expansão de Final Fantasy XIV, considerado o “próximo capítulo” depois de todo o arco narrativo que começou em Realms Reborn até Endwalker, o anterior capítulo lançado em 2022. Depois do final “épico” da narrativa anterior, o estúdio pega nas principais personagens, que acompanham os fãs desde o início, e transportam-nas para a nova região de Tural. Trata-se de um mundo mais selvagem e tribal, que se manteve à parte da região de Eorzea, palco até aqui de toda a narrativa.
Veja na galeria imagens de Final Fantasy XIV Danwtrail:
Dawntrail dá continuidade à narrativa MSQ (Main Scenario Quests) que pauta o progresso deste MMO. Ou seja, para se manter agarrado à tradição de toda a série Final Fantasy, a narrativa é o pilar primário da estrutura do jogo e tudo gira em seu redor. Não é a melhor forma de atrair novos jogadores, porque os obriga a começar do zero as centenas de horas de narrativa, missões e masmorras para explorar, mas é uma expansão sobretudo para quem vem a acompanhar a aventura.
Como novidade é possível escolher duas novas classes (Jobs) de personagem, o Viper e o Pictomancer. O primeiro é um espadachim com duas espadas que se transforam numa lança. É uma classe rápida para quem gostar de estar sempre na frente de ataque dos inimigos. Já o novo feiticeiro é mais estranho, pintando as magias e monstros do papel para a existência para atacar inimigos. Esta classe mistura ataques com elementos de suporte aos companheiros da equipa, seja a mitigar dano ou aumentar as capacidades dos aliados.
O mundo de Tural está dividido em diferentes regiões, com culturas e povos diferentes, que o grupo vai conhecer. Junta-se à aventura a nova protagonista, Wuk Lamat, que procura ajuda do jogador e companheiros para participar num ritual de sucessão do reino. Existem quatro candidatos a suceder ao atual governante, mas para isso será preciso obter a confiança das tribos da região e encontrar uma misteriosa cidade do ouro. Esta será a partida para uma nova aventura narrativa.
De notar que o nível de cada Job aumentou para 100, com a Square Enix a prometer algumas reformulações de habilidades. Foram introduzidas novas armaduras, armas e itens. As masmorras e combates com bosses, disponíveis ao longo da aventura, prometem desafiar os jogadores.
A nova expansão promete dezenas de horas para explorar o novo conteúdo, convidando a meter em dia tudo aquilo que ofereceu nas quatro expansões anteriores. São 100 novas missões principais da nova história e centenas de outras secundárias espalhadas pelo novo mundo.
Final Fantasy XIV: Dawntrail está disponível para o PC e consolas e tem uma mensalidade de 13 euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários