O Super Heavy sofreu uma explosão, na tarde desta segunda-feira, enquanto a SpaceX realizava testes de solo. A empresa estava a experimentar um protótipo do foguete, que será usado para impulsionar a espaçonave Starship, quando o primeiro estágio do lançador explodiu em chamas.

O sucedido ficou registado pela NASASpaceflight, que estava a transmitir ao vivo o teste, a partir da base da SpaceX em Boca Chica, Texas, com as imagens a permitirem perceber a violência da explosão, de tal forma que fez tremer as câmaras que filmavam à distância.

Veja o vídeo 

O que aconteceu pode pôr em risco os planos para o primeiro voo orbital da espaçonave Starship, que está previsto para este mês de julho, com Elon Musk a admitir num tweet em resposta ao vídeo da explosão que o sucedido “não é bom” e adiantando que os danos estão a ser avaliados.

Neste momento, desconhecem-se as causas da explosão daquele que é o sétimo protótipo do Super Heavy. Equipado com 33 motores Raptor, chegou à base da SpaceX no final de junho. O segundo estágio, que é a própria espaçonave, ainda não tinha sido montada no propulsor.

Tal acontece numa altura em que a SpaceX já estava a tratar de cumprir o conjunto de recomendações da Federal Aviation Administration (FAA), o regulador norte-americano da aviação, que lhe permitem avançar com os seus planos de lançamento da Starship.

Clique nas imagens para mais detalhes