Football Manager dispensa apresentações para os amantes do futebol, pois é o simulador mais próximo da experiência de treinar e gerir um clube. A base de dados da Sports Interactive é tão completa que muitos treinadores profissionais incluem o jogo nas suas ferramentas de trabalho.

FM 2019 foi lançado hoje no PC e MAC, mas se preferir, pode optar pelas versões portáteis Touch e Mobile, que pela primeira vez na série, chegam em simultâneo ao mercado.

Depois de uma beta bem-sucedida, que permitiu ao estúdio corrigir diversos problemas e introduzir as solicitações dos fãs, todo o progresso feito durante os testes mantém-se na versão final. Os fãs já podem utilizar os editores, modificando o que desejarem, e arrancarem a sua carreira empresarial.

Em ano que se previam grandes mudanças na série, que têm vindo a ser bem aceites pela crítica especializada; o estúdio aproveitou para renovar a imagem do jogo, alterando a imagem do treinador anónimo que figurava nas capas desde 2005, para uma visão dos jogadores a entrarem em campo. O logotipo também mudou.

Uma das principais novidades do jogo é a introdução da liga alemã (DFL Bundesliga) que finalmente foi licenciada. A tecnologia VAR (vídeo árbitro) dá agora uma ajuda aos árbitros para que não restem dúvidas nos lances mais quentes. O sistema de treinos levou também uma revisão profunda, com o apoio e aconselhamento de treinadores. Os treinos podem ser realizados em diversas sessões ao dia, em uma dezena de aspetos que podem ser focados, entre outras opções.

Os modos de tutoriais foram reconstruídos, de forma a tornarem a aprendizagem mais fluída para quem toma contacto com o jogo pela primeira vez. Também o sistema de táticas foi melhorado com novas técnicas, tais como o “tiki-taka” do Barcelona ou o “gegenpress” do treinador alemão Jürgen Klopp.

Por fim foram introduzidas melhorias gráficas, de interface e comunicação com os jogadores, que permite identifica os jogadores pela sua hierarquia na equipa e aqueles que são influenciadores no grupo.