Tal como previsto, durante a noite de 20 para 21 de março aconteceu mais um fenómeno de Super Lua, e foi a última de 2019. Esta foi a terceira Super Lua do ano e decorreu a menos de quatro horas depois da chegada do equinócio, e ganhou um especial realce porque a última vez que ambos coincidiram foi em 2000, portanto, há 19 anos. O equinócio é a época do ano quando o centro do Sol está alinhado com a linha do Equador, e por isso o dia e a noite têm igualmente 12 horas de duração.
No entanto, os especialistas afirmam que esta grande proximidade entre a Super Lua com o equinócio apenas foi registado em 1905, esperando-se que o próximo fenómeno com estes contornos não aconteça antes de 2144, refere Tom Kerss, astrónomo do Royal Observatory Greenwich ao The Guardian.
A Lua começou a surgir no céu às 18:17 da tarde desta quarta-feira, e esteve presente até hoje de manhã às 7:11. No entanto, o pico do fenómeno aconteceu às 1:43 da madrugada. Foi possível assistir à Lua a olho nú e sem a necessidade de qualquer instrumento especial. Em Itália, os observadores do Virtual Telescope Project fizeram uma stream online com todo o fenómeno, o qual pode rever aqui.
Assista a algumas imagens fantásticas da Super Lua na nossa galeria.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Gaia da ESA termina com chave de ouro e um mapa estelar deslumbrante -
App do dia
Wuthering Waves apresenta um mundo aberto e mecânicas semelhantes a Genshin Impact -
Site do dia
Descubra quem é no Instagram num roast personalizado para “picar” mas fazer rir -
How to TEK
Como configurar as definições SOS de emergência no iPhone
Comentários