A Fujitsu está a desenvolver um novo tipo de interface de utilizador (UI) que recorre a um scanner para detetar os movimentos da pessoa e a um projetor para reproduzir os elementos que compõe o ambiente gráfico como ícones, imagens e texto, em qualquer superfície plana. Próxima Geração de Interface de Utilizador para Operações Baseada em Toques Intuitivos é o nome do projeto.

A melhor maneira de explicar o conceito do projeto é recorrer ao filme Minority Report: o UI usado pelo ator Tom Cruise quando acede ao computador é certamente a base de inspiração para a tecnologia da empresa japonesa.

Todas as ações são controladas com o toque dos dedos e a mão do utilizador é reconhecida através de um conjunto de sensores de movimentos que conseguem calcular a posição dos dedos, a profundidade relativamente ao objeto e ao ponto de análise, conseguem digitalizar imagens e textos através da deteção dos diferentes tipos de iluminação.

A vantagem deste tipo de tecnologia está na divisão quase impercetível entre o que é físico e o que é digital já que a captura de conteúdos é feita de forma instantânea:

Em comunicado a Fujitsu destaca ainda a evolução que tem feito na deteção de movimentos rápidos feitos por vários elementos, neste caso os dedos. Nesta área a fabricante oriental já tinha dado algumas provas dos avanços que faz com sensores "normais" de dispositivos móveis quando no MWC'13 apresentou um sistema de escrita virtual através de sensor de imagem.

Mais do que ficção científica, a tecnológica nipónica pretende comercializar a Próxima Geração de Interface de Utilizador para Operações Baseada em Toques Intuitivos já em 2014.

A interação entre pessoas, conteúdos e dispositivos está a mudar de forma rápida: além das plataformas sensíveis ao toque já existem também interfaces que respondem ao olhar do utilizador, como a Samsung tem aplicado nos smartphones, e já existem dispositivos como o Leap Motion que permitem navegar num ambiente de trabalho através de gestos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.