Em mês de eclipse solar total, não foram apenas as agências espaciais que focaram as suas atenções no Espaço. Com um fenómeno desta raridade a mostrar-se lá no alto, meio mundo apontou objetivas ao céu e aproveitou para registar imagens de um cenário que dificilmente voltará a ver.

Não será, por isso, de estranhar que, em agosto, as melhores imagens astronómicas registadas por nós, terráqueos, sejam maioritariamente dominadas por aquele momento exato em que a lua se sobrepôs ao sol, deixando parte do planeta sob uma penumbra momentânea.

 

O dia 12 de agosto teve direito a um timelapse.

Por razões menos felizes, a meteorologia também merece destaque nesta galeria. Depois de o furacão Harvey ter deixado milhares de famílias desalojadas em Houston, no Texas, a NASA publicou algumas das imagens que fizeram soar o alarme nos centros de decisão da região. Aqui, a tempestade é exibida ainda durante os seus momentos de formação, disparando ventos e chuvas ao mesmo tempo que ganhava consistência sobre as águas do Golfo do México.

Apesar de se findar um mês mais completo, no que aos fenómenos astronómicos e meteorológicos diz respeito, as fotografias mais tradicionais - mas nem por isso menos espetaculares – não deixam de marcar presença. Por isso, se é mais fã de nébulas, de chuvas de perseídas e de grandes panorâmicas a enquadrar a Via Láctea em todo o seu esplendor, a seleção mensal de imagens astronómicas da NASA continua a ser para si.

 

Para os dias 14 e 20 de agosto também há vídeos.