
Em mês de eclipse solar total, não foram apenas as agências espaciais que focaram as suas atenções no Espaço. Com um fenómeno desta raridade a mostrar-se lá no alto, meio mundo apontou objetivas ao céu e aproveitou para registar imagens de um cenário que dificilmente voltará a ver.
Não será, por isso, de estranhar que, em agosto, as melhores imagens astronómicas registadas por nós, terráqueos, sejam maioritariamente dominadas por aquele momento exato em que a lua se sobrepôs ao sol, deixando parte do planeta sob uma penumbra momentânea.
O dia 12 de agosto teve direito a um timelapse.
Por razões menos felizes, a meteorologia também merece destaque nesta galeria. Depois de o furacão Harvey ter deixado milhares de famílias desalojadas em Houston, no Texas, a NASA publicou algumas das imagens que fizeram soar o alarme nos centros de decisão da região. Aqui, a tempestade é exibida ainda durante os seus momentos de formação, disparando ventos e chuvas ao mesmo tempo que ganhava consistência sobre as águas do Golfo do México.
Apesar de se findar um mês mais completo, no que aos fenómenos astronómicos e meteorológicos diz respeito, as fotografias mais tradicionais - mas nem por isso menos espetaculares – não deixam de marcar presença. Por isso, se é mais fã de nébulas, de chuvas de perseídas e de grandes panorâmicas a enquadrar a Via Láctea em todo o seu esplendor, a seleção mensal de imagens astronómicas da NASA continua a ser para si.
Para os dias 14 e 20 de agosto também há vídeos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários