Para quê longas formações, palestras ou treinos quando se pode ensinar ou educar os funcionários através de videojogos? A Gamelearn é startup de Madrid que tem vindo a desenvolver jogos para treino corporativo e acaba de encaixar 5 milhões de dólares de um financiamento de “série A”, apoiada por diversas empresas, como a Kibo Ventures, Oak3Capital, UL Invest, entre outras.

A empresa vai agora utilizar os novos capitais na produção dos chamados “jogos sérios”, um segmento do mercado mais vocacionado à educação, ao treino e à sensibilização para causas, doenças e outros assuntos sociais. O estúdio pretende ainda reforçar a sua presença internacional e expandir-se, tendo já uma carteira com dois mil clientes espalhados por 50 países. Empresas como a UPS, Tetrapak, LG, Thessen Krupp ou Hyundai requisitam constantemente os seus serviços lúdicos.

Os seus jogos e aplicações destinadas à aprendizagem profissional e soluções de gamificação são desenhados para ensinar, comunicar, informar, e sobretudo consciencializar e unir os empregados. As empresas utilizam as ferramentas para treinar chefes e empregados em tarefas tais como a comunicação interna, a transformação digital, a gestão de tempo, treino de liderança, negociações, serviço ao cliente, organização de projetos, entre outros.

Segundo refere um dos cofundadores ao TechCrunch, os treinos corporativos são aborrecidos e pouco envolventes e apenas 30% dos cursos feitos através de e-learning são finalizados, sendo desperdiçado o investimento feito na formação. As suas soluções de treino baseados em videojogos tendem a ser divertidos, e segundo as suas estatísticas, têm uma taxa de 93% de formas concluídas com sucesso. O estúdio tem sido distinguido com prémios dentro do sector.

A Gamelearn utiliza um modelo de negócio baseado em licenças para as empresas jogarem os títulos da sua plataforma ou outros sistemas de gestão de aprendizagem que estejam integrados na mesma. Um dos exemplos dos títulos da empresa é o projeto ADA, um “jogo sério” para formação da comunicação interna.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.