A série Gears of War é uma das mais conhecidas do catálogo exclusivo da Microsoft. O quinto capítulo recebeu a abreviatura Gears 5, de forma a refletir-se nos diferentes jogos spinoff que estão a chegar ao mercado. O primeiro foi Gears Pop! para smartphones, um jogo de estratégia multijogador, fortemente inspirado pelo popular Clash Royale, mas baseado nas conhecidas figuras colecionáveis Pop Figures.

Já o novo título, Gears Tactics, trata-se de um jogo de estratégia por turnos, que bebe forte inspiração na série X-com. No entanto, para os fãs da série de ação, vão notar muitas das mecânicas aqui traduzidas, desde o sistema de cobertura, que garante mais proteção contra os ataques dos inimigos no seu turno; as armas de assinatura como a lancer, a hammerburst e claro as granadas. Estas são essenciais para eliminar grupos de inimigos, mas igualmente para fechar os conhecidos Emergency Holes, de onde saem vagas sucessivas de inimigos.

E já que se fala de inimigos, os Locust apresentam-se com as suas variações de aberrações, como os tickers, que explodem no contacto ou os berserkers que se tornam mais violentos quando atingidos. Algo que a equipa de soldados terá de lidar são os gigantescos bosses, como o Brumak, que dispara mísseis dos ombros e metralhadoras nas mãos, sendo necessário disparar para os contentores nas suas costas. Há ainda o poderoso Corpser, uma espécie de aranha gigantes, com ataques que ocupam praticamente o ecrã todo.

Relativamente à história, Gears Tactics funciona como uma prequela do primeiro jogo. O jogador assume o papel de Gabe Diaz, o pai de Kait Diaz, a protagonista de Gears 5. O seu objetivo é reunir uma equipa de soldados Gears para cumprir diversas missões, que incluem resgate de companheiros, roubo de itens ou a destruição de alvos.

Todos os soldados utilizados na missão recebem experiência, amealhando pontos que podem ser investidos numa árvore de talentos para melhorar as suas habilidades. Cada classe utiliza armas próprias, mas estas podem também ser melhoradas, com carregadores com mais munições, miras para não falhar os alvos, entre outras peças de armamento que aumentam as estatísticas dos soldados. Considerando que apenas têm três ações por turno, e que recarregar a arma custo um passo, todas as melhorias possíveis de equipamento são uma grande ajuda no mapa de ação.

No terreno, é preciso manter as unidades protegidas, cobrindo todos os ataques, por isso, o sistema overwatch confere à personagem o estado de vigilância durante os turnos dos inimigos. Se alguém pisar o seu cone de visão será atacado de imediato, com uma grande eficácia do grupo. Só assim os quatro soldados conseguirão sobreviver às vagas constantes de inimigos, que surgem quase sempre em maior número.

Gears Tactics já está disponível no Windows 10, e se for subscritor do serviço Xbox Game Pass para PC, este título foi adicionado gratuitamente ao catálogo de oferta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.