A preocupação da Google em encontrar uma forma mais eficaz de organizar as caixas de correio dos utilizadores do Gmail não é propriamente nova, mas a empresa parece ter finalmente chegado a um resultado suficientemente satisfatório para começar a implementar a nova ferramenta. Terminado o período de testes internos, esta será disponibilizada "durante a próxima semana", avançam os responsáveis numa mensagem publicada esta noite no blog oficial do serviço.

Chama-se Priority Inbox e vai dividir em três secções a caixa de entrada do serviço de email baseado na Web: "importantes e não lidas", "com estrela" e "tudo o resto". Para incluir as mensagens em cada uma das secções recorrerá a critérios como a própria vontade do utilizador mas também os seus hábitos no que respeita ao "tratamento" do correio.

Assim, as mensagens provenientes de contactos a quem o utilizador normalmente envia mais emails, ou cujos emails costuma ler e responder, serão automaticamente incluídas na primeira secção, porque o sistema presume que são importantes.

[caption]Esquema do Priority Inbox. Imagem da Google[/caption]

Os utilizadores podem depois ajudar o sistema a identificar as suas preferências classificando as mensagens seleccionadas como mais ou menos importantes (através de uns botões de "mais" e "menos", criados para o efeito), o que faz com que este se vá aperfeiçoando à medida que vai sendo mais usado, explica a equipa do Gmail.

O objectivo da ferramenta é ajudar a dar prioridade às mensagens que, em princípio, interessarão ao utilizador, fazendo com que este perca menos tempo a procurá-las entre os muitos emails recebidos, que embora não sejam spam (escapando, por isso a esse filtro), também não são importantes.

Para além desta categoria, com a selecção automática, a caixa de entrada apresenta aquela onde serão apresentadas as mensagens a que o utilizador atribuiu uma "estrela" - uma espécie de forma de categorizar mensagens "favoritas", já tradicional no Gmail. O resto do correio será incluído na terceira secção.

De acordo com o anúncio do Gmail, a nova funcionalidade será introduzida durante os próximos dias, sendo apresentada a mensagem de notificação "New! Priority Inbox", no canto superior direito da caixa de entrada, logo que esta se encontre disponível. Os utilizadores poderão também procurá-la e optimizá-la na zona dedicada às "Definições" do correio.

Para apresentar a novidade, a equipa do Gmail criou um vídeo, que reproduzimos abaixo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.