O Monte Fuji é um dos locais mais simbólicos do Japão já que é a montanha mais alta do país e serve muitas vezes como pano de fundo aos visitantes da capital Tóquio. Localizado a vários milhares de quilómetros de distância, a Google reuniu uma equipa de exploradores para que o "monumento ao ar livre" fica-se disponível no serviço Street View.

A captação de imagens foi feita com recurso aos Trekkers, dispositivos de gravação de imagens em 360º e que podem ser transportados às costas. A Google escalou os mais de 3.700 metros de elevação e conseguiu reproduzir toda a rota de Yoshida, o caminho que é tradicionalmente percorrido pelos milhares de montanhistas que trepam aquele que também é um vulcão.

Ao todo a tecnológica de Mountain View diz ter captado cerca de 14 mil panorâmicas que permitem retratar grande parte do Monte Fuji. Numa altura em que a época das escaladas no Fuji-san está a aproximar-se, a Google convida todos os internautas a experimentarem primeiro uma caminhada digital.

[caption]Monte Fuji[/caption]

[caption]Monte Fuji[/caption]

[caption]Monte Fuji[/caption]

Como já vem sendo hábito, a gigante dos motores de busca preparou ainda um making of onde é possível perceber qual o trabalho que está por trás das imagens que aparecem no Google Street View.

Além de ser um símbolo de um país com forte tradição tecnológica, o Monte Fuji tem ainda uma outra ligação tech: o símbolo da Atari é uma representação minimalista baseada na montanha japonesa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico