O Google completa hoje o seu 12º aniversário, um facto de que se já se poderão ter apercebido aqueles que durante o dia de hoje recorreram ao serviço e repararam que o habitual logótipo da Google foi substituído por outro, com o nome da empresa desenhado num bolo de aniversário.

A imagem, criada pelo pintor norte-americano Wayne Thiebaud, constitui o mais recente dos logótipos animados da empresa, os famosos doodles, a que o serviço já nos habituou como forma de celebrar acontecimentos ou datas especiais - e que o TeK passou em revista recentemente num artigo que pode ser consultado aqui.

[caption]doodle 12º aniversário do Google[/caption]

No dia em que se convencionou celebrar a criação do motor de busca mais usado no mundo - de acordo com as últimas estatísticas, a sua quota mundial de pesquisas era, no segundo trimestre deste ano, de 69,7 por cento - o TeK revê alguns dos momentos que marcaram a evolução da marca.

Tudo começou em 1995, quando os estudantes Larry Page e Sergey Brin se conheceram, na Universidade de Stanford (EUA). Tinham respectivamente 22 e 21 anos, tendo Sergey ficado encarregue de dar a conhecer a Larry o campus universitário que este ponderava vir a frequentar.

[caption]os jovens Larry Page e Sergey Brin[/caption]

No ano seguinte, já enquanto estudantes de informática, viriam a colaborar num projecto de investigação que tinha como objectivo criar um motor de busca, que foi, originalmente, designado BackRub.

[caption]Craig Silverstein[/caption]

Depois de mais de um ano a funcionar nos servidores da universidade, o motor de busca ganha, em 1997, o nome com que ficou conhecido a nível mundial: Google, numa alusão à palavra "googol", um termo matemático para um número representado pelo 1 seguido de cem zeros. A ideia estava associada à vontade de "organizarem uma quantidade aparentemente infinita de informações na Web", explica o site do serviço. O domínio google.com foi registado logo em Setembro desse ano.

O lançamento do serviço dá-se pouco tempo mais depois, quando o co-fundador da Sun Andy Bechtolsheim passa um cheque de 100 mil dólares para criação da empresa Google Inc, que começa a funcionar em Setembro de 1998, numa garagem. O registo da empresa é feito a 4 de Setembro e a companhia contrata o seu primeiro funcionário, Craig Silverstein.

Em Dezembro do mesmo ano, a PC Magazine escreve um artigo em que realça a capacidade invulgar do motor de busca para devolver resultados de pesquisa relevantes e coloca o endereço no seu Top 100 de sites para 1998. Na altura, a página apresentada assemelhar-se-ia a esta imagem disponibilizada pela empresa:

[caption]Google[/caption]

Maio de 2000 marca o lançamento das primeiras versões do serviço em línguas que não o inglês, entre as quais se inclui o português. Francês, alemão, italiano, sueco, finlandês, espanhol, holandês, norueguês e dinamarquês foram os outros idiomas contemplados. É também nesta altura que a Google ganha pela primeira vez um Webby Award (os chamados "Óscares da Internet"), na categoria "avanços técnicos".

Em Março de 2001, o serviço passa a estar disponível em 26 línguas (Em Fevereiro do ano seguinte passariam a 72) e Eric Schmidt é nomeado presidente do conselho de administração da companhia - posição que ainda desempenha e cumula com a de director executivo.

[caption]Eric Schmidt[/caption]

Uns meses depois, em Julho, a empresa lança o Google Images, disponibilizando o acesso a cerca de 250 milhões de imagens online, e em Agosto abre o primeiro escritório fora dos EUA, em Tóquio.

Em 2002 (Maio) é lançado o Google Labs, um espaço destinado ao teste de novas tecnologias propostas pela equipada de investigação e em 2003 a empresa compra a Pyra Labs, responsável pela criação do Blogger.

Um ano depois (2004) lança o Gmail e a sua primeira rede social, o Orkut.

Em 2005 são lançados o serviço de mapas da companhia (Google Maps), o Google Talk (destinado à troca de mensagens instantâneas), o iGoogle e o Google Earth.

A apresentação de serviços continua em 2006, com a disponibilização do Picasa, do Google Calendar, Books e News. Em Outubro desse ano a empresa anuncia também a aquisição daquele que havia de tornar-se um dos seus serviços mais requisitados, o YouTube.

Fevereiro de 2008 é a data de lançamento do Google Sites e em Abril é disponibilizada uma nova versão do Google Earth, integrando Street View. O polémico serviço fica pela primeira vez acessível na Europa com imagens de França, em Julho. Em Setembro é lançado o browser da companhia, o Chrome.

Nos últimos anos a Google transformou-se numa máquina de lançar serviços, gerando notícias quase diárias no TeK e alargando o seu âmbito de actuação e disponibilização de soluções a outro tipo de plataformas, como os telefones móveis, por exemplo. Os eventos apresentados acima fazem parte de uma selecção elaborada com base numa timeline da empresa, que os mais curiosos podem consultar na íntegra aqui.

Nota de Redacção: A notícia foi alterada para incluir o lançamento do Gmail.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.