A nova versão do Maps foi apresentada pela Google em maio do ano passado, na conferência de programadores da empresa e nos meses que se seguiram muitas das funcionalidades prometidas foram sendo introduzidas. O feedback dos utilizadores ditou, entretanto, várias melhorias que integram a fase final do novo Maps, agora anunciada.



Esta nova geração do Google Maps, com uma interface renovada e que dá acesso direto a um conjunto alargado de funcionalidades, está disponível para desktop e ambientes móveis, com versões para Android e iOS. Ao longo das próximas semanas chega a todos os países, com o leque completo de funcionalidades que a compõem, algumas ainda por disponibilizar.



Uma das apostas fortes do novo Maps é a informação de trânsito em tempo real. Esta é uma das funcionalidades que a Google começou a explorar ainda na preview da nova versão e que tem vindo a ser melhorada e estendida a um leque mais alargado de países. Dá acesso a informação de trânsito que permite ao utilizador decidir se um percurso é o mais indicado a cada momento. Também permite consultar informação de histórico sobre o trânsito num determinado local a determinada hora, ajudando o utilizador a identificar padrões. Isto é possível através da funcionalidade tráfego típico.



Em Portugal a funcionalidade de trânsito em direto do Google Maps também já está disponível em alguns pontos, cobrindo vias rápidas, autoestradas mas também zonas urbanas, incluindo parte da cidade de Lisboa e do Porto.



Outra área em que a Google desenvolveu trabalho adicional à fórmula apresentada com a preview do serviço foi a das rotas, melhorando as ferramentas à disposição do utilizador para definir o tipo de percurso que pretende estabelecer. Às possibilidade de definição de um trajeto para percorrer a pé, de carro ou de transportes públicas, junta-se agora a bicicleta.

Num vídeo divulgado ainda no ano passado a Google resumia as novidades que até aí tinha conseguido reunir e aprimorar na versão mais recente do Maps.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.