Quem quiser ver a cidade de Petra, uma das heranças arqueológicas mais importantes que existem, terá de ir até à Jordânia para poder contemplar as construções cravadas na própria pedra. Ou em alternativa pode ir até ao serviço Street View, agora que a Google já explorou o local.

Parte do processo de recolha de imagens e de promoção de Petra no Street View está compilado num vídeo partilhado pela tecnológica, que tem a particularidade de ser narrado pela rainha da Jordânia, Rania Al-Abdullah.

A Google teve de recorrer às mochilas especiais Trackers para conseguir as melhores imagens de Petra onde “pedras teimosas” foram transformadas em “esculturas vivas”.

A rainha Rania Al-Abdullah teve um papel ainda mais participativo, ao ter ajudado a Google a escolher os restantes 19 locais da Jordânia que passam a constar no catálogo de locais possíveis de visitar com a ajuda da ferramenta de geolocalização.

Recorda-se que a iniciativa da Google de ‘catalogar’ o mundo passou recentemente por Portugal, resultando na disponibilização de cinco percursos que estão agora disponíveis para todo o mundo.